Avatar do usuário logado
Usuário
OLÁ, Usuário
Ícone de fechar alerta de notificações
Avatar do usuário logado
Usuário

Usuário

email@usuario.com.br

Entenda o diagnóstico da atriz Fernanda Rodrigues: o que é Carcinoma basocelular?

Esse tipo representa cerca de 80% dos casos de câncer de pele não melanoma

Por Livia Uchoa
19 ago 2025, 17h57
Atriz Fernanda Rodrigues
Artista fez um vídeo para suas redes explicando o retorno do seu diagnóstico, após um ano  (@ferodriguesoficial/Instagram/Reprodução)
Continua após publicidade

Nesta segunda-feira (18), Fernanda Rodrigues compartilhou no seu perfil do Instagram um vídeo explicando seu diagnóstico de carcinoma basocelular, tipo de câncer de pele. Ela conta que a doença voltou depois de um ano: “Por eu ser muito atenta, reparei que a manchinha voltou”. 

A atriz vai fazer uma cirurgia nos próximos dias para retirar novamente a mancha na pele, localizada na testa. “É uma coisa que você descobre, tira e vida que segue.”

Fernanda ainda alerta o público a prestar atenção nos sinais e mudanças do corpo. Ela já tinha histórico da doença na família. 

“Muito obrigada pelas preocupações. Eu estou ótima, tá tudo bem”, conclui. 

O que é o Carcinoma basocelular?

Considerado o tipo de câncer de pele mais comum, o carcinoma basocelular é um tipo de tumor maligno que começa nas células basais, localizadas na camada externa da pele. Ele não costuma ser agressivo. 

Continua após a publicidade

Segundo o Einstein, a principal causa é a exposição contínua à radiação ultravioleta, pelo sol ou fontes artificiais. O paciente pode não ter sintomas, além de uma alteração na área da pele, como uma mancha no caso de Fernanda. As principais partes afetadas são o rosto, orelhas e pescoço.

Prevenção e tratamento

O principal método de prevenção desse tipo de câncer é a proteção ao sol. É recomendado o uso de filtro solar, chapéus, roupas e outros bloqueios físicos para as radiações. 

“Procure seu dermatologista uma vez por ano independente da cor da sua pele, independente dos seus hábitos, a pele é um órgão muito fácil de ser examinado um exame dermatológico bem feito se consegue fazer diagnóstico precoce do câncer de pele”, escreve Fernanda na postagem.

Continua após a publicidade

O tratamento do carcinoma envolve uma cirurgia para remover o tumor, além de cremes para reduzir os sintomas. Quimioterapia e radioterapia podem ser receitados caso a doença se espalhe, o que é raro, segundo especialistas.  

Confira a publicação de Fernanda

https://www.instagram.com/reel/DNgAePoRpJ7/?utm_source=ig_web_copy_link&igsh=MzRlODBiNWFlZA==

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
15 marcas que você confia. Uma assinatura que vale por todas
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja São Paulo* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Assinantes da cidade do SP

A partir de R$ 32,90/mês