Como evitar erros no uso de medicamentos? Procon-SP lança guia com dicas
Material explica diferenças entre genéricos, de marca e similares, expõe armadilhas dos suplementos e orienta em caso de uso inadequado
O Procon-SP lançou uma nova cartilha com dicas e recomendações para garantir a segurança dos consumidores no uso de medicamentos. O material aborda os riscos da automedicação, as diferenças entre os tipos de medicamentos e o uso equivocado de suplementos alimentares. Há ainda canais de apoio disponíveis para quem enfrenta problemas com medicamentos.
Cuidados com o uso de medicamentos
Entre as indicações do guia estão o frequente acompanhamento médico com profissionais qualificados para escolha dos medicamentos corretos, a leitura dos rótulos e bulas dos remédios, a verificação do prazo de validade e o consumo correto — com dosagem, frequência, limites diários e possíveis interações da medicação com outras substâncias.
O material ainda oferece informações sobre as diferenças existentes entre os medicamentos de referência ou de marca, genéricos e similares.
Outra orientação é sobre os suplementos alimentares, alertando para os perigos do consumo indiscriminado de produtos como vitaminas, proteínas, probióticos e outros compostos vendidos com promessas de saúde e bem-estar. O Procon-SP reforça que esses produtos não substituem uma alimentação equilibrada nem têm função de tratamento médico e devem ser consumidos também sob orientação profissional.
Caso o medicamento não apresente os efeitos desejados ou cause reações adversas; ou em situações de suspeita de intoxicação por medicamentos ou outras substâncias químicas, são fornecidos os contatos de locais que fazem atendimento especializado.
Confira a cartilha
Acesse o material neste link. Os materiais de orientação desenvolvidos pelo Procon-SP, como cartilhas e folders, ficam disponíveis gratuitamente para a população no site www.procon.sp.gov.br, além de serem distribuídos em datas e eventos específicos e nos postos de atendimento da instituição.
Caso Ângela Diniz: o que aconteceu com Doca Street depois de matar namorada?
Quem foi Ângela Diniz e por que sua história atrai tanta atenção?
Mãe da atriz Mel Maia de ‘Donos do Jogo’ morre aos 53 anos no Rio
Casarão na Avenida Paulista vira Casa do Natal do Boticário
‘O Filho de Mil Homens’ transborda poesia com Rodrigo Santoro em destaque





