Caminhada Silenciosa na Paulista marca luta contra a poluição sonora
Evento acontece neste domingo (17), na esquina da Paulista com a Brigadeiro Luís Antônio e anuncia congresso internacional sobre controle de ruído

Neste domingo (17), a partir das 9h, acontece na Avenida Paulista, em São Paulo, a Caminhada Silenciosa pela Despoluição Sonora. Sem carro de som, sem discursos e sem faixas, o movimento reunirá moradores de diversas regiões da cidade, profissionais de diferentes áreas e ativistas para chamar a atenção da sociedade e do poder público para um problema que cresce a cada ano: a poluição sonora urbana.
A caminhada marca o início da contagem regressiva para a 54ª edição do Inter-Noise – International Congress & Exposition on Noise Control Engineering, o mais importante congresso mundial dedicado ao controle de ruído e engenharia acústica, que ocorrerá entre 24 e 27 de agosto de 2025, no WTC Events Center & Sheraton WTC Hotel, também em São Paulo.
Com o tema Conexões para um mundo com melhor sonoridade, o evento reunirá especialistas de diversos países para trocar conhecimentos e apresentar soluções que vão desde tecnologias silenciosas até políticas públicas para cidades mais saudáveis.
Ato silencioso
Organizada pela Frente Cidadã pela Despoluição Sonora, com apoio do Inter-Noise e da ProAcústica (Associação Brasileira para a Qualidade Acústica), a caminhada visa alertar para os impactos do ruído na saúde pública.
Entre os participantes estarão representantes da comissão de aprovados no último concurso para fiscais de posturas da cidade, que aguardam convocação, além de profissionais da medicina, direito, engenharia acústica, pesquisadores, parlamentares, sindicatos e moradores.
Durante o percurso, os participantes carregarão um medidor de ruído gigante, que registrará os níveis sonoros da Avenida Paulista em tempo real — evidenciando como o barulho se manifesta na via mais emblemática do país.
Caminhada Silenciosa pela Despoluição Sonora. Domingo (17), 9h saída na esquina da Avenida Paulista com avenida Brigadeiro Luís Antônio.