Continua após publicidade

“Luz nas Trevas” é sequência retrô de clássico brasileiro dos anos 60

Ney Matogrosso interpreta o Bandido da Luz Vermelha em filme dirigido pela viúva de Rogério Sganzerla

Por Miguel Barbieri Jr.
Atualizado em 5 dez 2016, 17h11 - Publicado em 12 Maio 2012, 00h50

O cineasta Rogério Sganzerla morreu em 2004, aos 57 anos, e deixou uma filmografia cujo expoente é “O Bandido da Luz Vermelha” (1968). Cult do cinema udigrudi (apelido nacional para underground, dado por Glauber Rocha), a fita ganhou uma espécie de continuação com roteiro legado por seu realizador. Helena Ignez, viúva de Sganzerla, dirige “Luz nas Trevas — A Volta do Bandido da Luz Vermelha”, auxiliada por Ícaro Martins (de “O Olho Mágico do Amor”).

A brincadeira tem a alma irônica de seu criador e, para entrar no espírito da coisa, precisa ser encarada como um policial malicioso e kitsch. Embora simples, a trama possui diálogos empolados e pouco naturais, em mais uma referência aos filmes brasileiros antigos. Nesta sequência pop retrô, com imagens e sons recuperados do original, o cantor Ney Matogrosso interpreta Luz Vermelha. Preso há mais de trinta anos, o criminoso reencontra o filho que teve com uma amante (Sandra Corveloni). Jorge (André Guerreiro Lopes, na foto com Djin Sganzerla, filha de Rogério) descobre o passado do pai e também vira ladrão para torrar a grana em farras — mesmo objetivo do bandido da década de 60.

+  3 perguntas para… Ney Matogrosso

Além da bela fotografia em tons de verde e vermelho de José Roberto Eliezer (“O Cheiro do Ralo”) e das pinçadas locações paulistanas, a produção escalou, para rápidas participações, uma eclética seleção de personalidades símbolo da cidade: Arrigo Barnabé, Bruna Lombardi, Mário Bortolotto, Sérgio Mamberti, José Mojica Marins, Thunderbird e Phedra D. Córdoba, entre outros.

AVALIAÇÃO ✪✪✪

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.