Continua após publicidade

“O Príncipe da Dinamarca” diverte sem abrandar a história

Adaptação de Hamlet da companhia Vagalum Tum Tum não omite nada do texto original

Por Clara Nobre de Camargo
Atualizado em 5 dez 2016, 17h39 - Publicado em 4 nov 2011, 23h50

Está tudo ali. O rei foi assassinado, Ofélia enlouquece e se suicida, o pai e o irmão dela são mortos e Hamlet consegue se vingar do tio. Mas não há motivo para pais ou acompanhantes adultos se preocuparem. O mérito da ótima “O Príncipe da Dinamarca, em cartaz no Teatro Alfa, é justamente não omitir nada de Hamlet — o texto original escrito por Shakespeare entre 1599 e 1601 — e, ao mesmo tempo, divertir a criançada. Trata-se da terceira, e melhor, investida do autor, ator e diretor Angelo Brandini, dos Doutores da Alegria, no universo do dramaturgo inglês depois de “Rei Lear” (transformada em “O Bobo do Rei”) e “Otelo” (“Othelito”).

+ O melhor da semana para crianças

+ Teatro de sombra em “A Cortina da Babá”

No palco, a companhia Vagalum Tum Tum envolve a plateia de imediato. A garotada fica em alerta ao deparar com o cenário de um cemitério cheio de folhas secas criado por Brandini e Bira Nogueira. O suspense se quebra assim que os coveiros Ser (Val Pires) e Não Ser (Tereza Gontijo) encontram um grupo de caveirinhas. Animadas, elas resolvem encenar a história de quando eram vivas. Hamlet (Anderson Spada) recebe a visita do fantasma do pai, que lhe conta a verdade sobre sua morte e exige vingança. Cláudio (Davi Taiu), o tio do príncipe, matou o rei da Dinamarca para ocupar o trono. A fim de desmascará-lo, o protagonista finge estar louco e bola um plano. Mas Cláudio descobre tudo e tenta virar o jogo. Christiane Galvan, a Ofélia, e Erickson Almeida, seu irmão Laertes, completam o afiado elenco, que ainda canta, toca instrumentos e dança em cena. Impossível não rir com tanta tragédia.

AVALIAÇÃO ✪✪✪✪

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.