Continua após publicidade

Vila Madalena sofre com buracos no asfalto

Obras, chuvas e trânsito criam campo minado nas ruas do bairro

Por Isabella Villalba
Atualizado em 5 dez 2016, 18h13 - Publicado em 25 mar 2011, 21h11

No cruzamento das ruas Abegoaria e João Moura, na Vila Madalena, uma cratera de mais de 1 metro de diâmetro é, desde o dia 13 de janeiro, epicentro de um festival de buzinadas e invasões na contramão por motoristas impacientes que tentam escapar da lentidão provocada pelo obstáculo. Quem segue adiante pelo bairro enfrenta problemas semelhantes, com buracos ainda maiores. Na contagem feita pela reportagem de VEJA SÃO PAULO no último dia 11, havia ao menos quarenta “covas” no perímetro entre as ruas Natingui, Inácio Pereira da Rocha, Pedroso de Moraes e João Moura. Na segunda (21), depois que a revista contatou os órgãos públicos responsáveis, catorze delas foram tapadas. Ou seja, na matemática da buraqueira, 26 ainda estão carentes de atenção da prefeitura.

+ Tem buraco na sua rua? Mande fotos e relatos

O tráfego intenso de automóveis na região e as enchentes potencializam a deterioração do pavimento. Há outra circunstância agravante: as falhas em obras subterrâneas. Nesse cruzamento, a causa foi o rompimento da galeria de canalização do Córrego Verde, que também provocou o rombo entre as ruas Medeiros de Albuquerque e Cipriano Jucá, onde surgiu uma cratera maior, de cerca de 13 metros de comprimento, 6 de largura e 5 de profundidade. Em 11 de janeiro, um carro foi levado pela enxurrada e caiu lá dentro. No dia seguinte, as obras começaram. A galeria foi reconstruída, mas o buracão deverá permanecer ali até maio, segundo a previsão da Secretaria Municipal de Infraestrutura Urbana e Obras (Siurb). Enquanto isso, a sinalização da CET indica a proibição da passagem. A secretaria investiga uma possível relação entre o rompimento da galeria e outras rachaduras em trechos próximos. 

Não é só a Vila Madalena, evidentemente, que sofre com o problema. São 1.000 novos buracos por dia na cidade em 17.000 quilômetros de asfalto. A prefeitura diz que consegue tapar diariamente 2.000 deles. Para este ano, a administração municipal prevê investimento de 100 milhões de reais para a recuperação do asfalto. Mais números nessa conta que parece nunca fechar.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.