Continua após publicidade

Bráulio Mantovani

Parte do sucesso de “Tropa de Elite 2”, o roteirista que já foi indicado ao Oscar virou coprodutor do filme. E se deu muito bem

Por Miguel Barbieri Jr.
Atualizado em 14 Maio 2024, 08h54 - Publicado em 11 dez 2010, 00h05

Você provavelmente não ligou o nome dele ao filme. Se “Tropa de Elite” é sempre lembrado como uma fita do diretor carioca José Padilha e do ator baiano Wagner Moura, saiba: há na equipe do longa-metragem um paulistano indicado ao Oscar. Aos 47 anos, o roteirista Bráulio Mantovani, nascido no bairro do Ipiranga, criado no ABC e morador do Jardim Paulista, saiu em 2010 do aperto econômico após a consagração de “Tropa de Elite 2”.

+ Os paulistanos que brilharam em 2010

Continua após a publicidade

Ele abriu mão de dois terços de seu cachê para figurar como coprodutor e receber uma pequena porcentagem do faturamento. Uma jogada e tanto, pois o filme já foi visto por quase 11 milhões de pessoas. “O sucesso é muito recente e assustador, mas, ao menos, parei de pedir empréstimo no banco”, diz, sem contar quanto recebeu.

Continua após a publicidade

Formado em letras pela PUC, direcionou seu talento com as palavras para publicidade e vídeos institucionais. Em 1998, foi convidado pelo diretor Fernando Meirelles para adaptar o livro “Cidade de Deus”, de Paulo Lins. A produção deu a Mantovani uma indicação ao Oscar de melhor roteiro em 2004.

Continua após a publicidade

Sua carreira em Hollywood, no entanto, não deslanchou. Tanto um longa que seria protagonizado por Brad Pitt quanto uma versão americana do sul-coreano “Lady Vingança”, a ser estrelada por Charlize Theron, ficaram no papel. Águas passadas. Mantovani, endinheirado e feliz, está focado agora em dois projetos: a divulgação do recém-lançado “Perácio — Relato Psicótico”, seu primeiro romance, e a história que escreverá em colaboração com a mulher, a também roteirista Carolina Kotscho (“2 Filhos de Francisco”), uma adaptação de “Código da Vida”, livro do advogado Saulo Ramos.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

a partir de 39,96/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.