Mostra argentina discute as relações entre cinema e literatura
Ciclo de filmes faz panorama da produção do país com títulos contemporâneos, clássicos e documentários
A partir desta quarta (29), o Centro Cultural Banco do Brasil exibe quinze longas-metragens argentinos que propõem discussões sobre um tema universal: as relações entre filmes e obras literárias.
+ Os melhores filmes em cartaz; salas e horários
A programação da mostra “Antologia Visual da Argentina: Cinema e Literatura” divide-se em três seções: clássicos, produções contemporâneas e documentários sobre quatro escritores (Julio Cortázar, Jorge Luis Borges, Manuel Puig e Ernesto Sábato). A entrada é grátis.
Entre os títulos mais recentes, os mais curiosos são a sátira de humor negro “Las Viudas de los Jueves” (2009), assinada por Marcelo Piñeyro (de “Plata Quemada”), e o drama “Mentiras Piadosas” (2008), de Diego Sabanés. No primeiro, adaptado do romance homônimo de Claudia Piñeiro, um crime abala a rotina de um condomínio fechado, onde tudo aparenta ser perfeito. Já o segundo, escrito a partir de contos de Julio Cortázar, narra a história de uma família em crise após o desaparecimento de um de seus integrantes.
Na seleção de clássicos, o de maior prestígio é “Rosaura a Las Diez”, de 1958. Na versão para o romance de Marco Denevi, o diretor Mauro Soficci usa vários pontos de vista para retratar um crime. Veja o serviço completo da mostra, que segue até o dia 2 de setembro.
Conheça o Assador, novo rodízio do fundador do Fogo de Chão
Vera Magalhães encerra contrato com a TV Cultura; veja pronunciamento
Morre em SP jornalista Conrado Corsalette, aos 47 anos
Mulher de 63 anos sofre estelionato durante corrida de táxi no centro de SP
Filha de Olavo de Carvalho, Heloísa de Carvalho morre aos 56 anos em Atibaia





