Continua após publicidade

Dia do Choro é comemorado durante todo o mês de abril

Programação inclui shows, bate-papos e até a formação de uma nova roda de músicos

Por Mariana Gabellini
Atualizado em 5 dez 2016, 17h16 - Publicado em 3 abr 2012, 18h41

Violão, pandeiro e cavaquinho prometem embalar o público do Sesc Bom Retiro durante este mês. Comemorado em 23 de abril, data de nascimento de Pixinguinha, o Dia Nacional do Choro contará com uma programação que inclui, além de bate-papos, curso para a formação de uma roda de músicos.

A programação musical será aberta no próximo domingo (8), quando o grupo Showroart se apresentará com choros e clássicos da MPB. No dia 15 é a vez do Chorando as Pitangas tocar um repertório formado por canções de compositores consagrados e representantes contemporâneos do gênero, entre eles Milton de Mori e Vitor Lopes. No dia 22, o instrumentista Fabio Peron, acompanhado pelo violonista Italo Peron e pelo percussionista Léo Rodrigues, executará composições próprias. A programação de shows será finalizada dia 29, com apresentação do bandolinista Izaías de Almeida, que homenageará o flautista e compositor Altamiro Carrilho.

Os bate-papos, por sua vez, discutem da origem à popularização do estilo musical, e ocorrem entre os dias 4 e 25 de abril, sempre às quartas-feiras. Já para participar do curso que propõe a formação de uma roda de choro é preciso passar por uma seleção nesta quinta (5). A partir dela, será formada uma roda composta por quatro cavaquinhos (solista), três cavaquinhos (centro), quatro violões, dois pandeiros, dois surdos e dois tamborins, totalizando 17 vagas. Os ensaios acontecerão nas noites de terças e quintas-feiras até o dia 26, das 18h30 às 20h30. A programação completa é gratuita.

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.