Cinemateca relembra Marilyn Monroe com exposição e retrospectiva
Evento trará fotos e filmes da mulher que marcou a história da cultura pop
Sucesso em museus da Europa, Estados Unidos e Canadá, a exposição Quero Ser Marilyn Monroe desembarca em São Paulo, na Cinemateca, no próximo domingo (4), com entrada gratuita.
+ Veja fotos de Marilyn Monroe
+ As melhores exposições em cartaz
São esperadas 35 obras inspiradas na atriz de grandes nomes das artes plásticas e da fotografia, como Andy Warhol, Peter Blake, Henri Cartier-Bresson e outros. Algumas imagens emblemáticas, como a “red velvet pose” clicada por Tom Kelley para a PLAYBOY americana e a série “One Night With Marilyn”, de Douglas Kirkland, em que a atriz aparece entre os lençóis brancos de uma cama.
A programação também conta com uma seleção dos filmes da atriz, do início da carreira até sua consagração: “A Malvada” (1950), “O Pecado Mora ao Lado” (1955) – em que há a famosa cena da saia esvoaçante de Marilyn – e “Quanto Mais Quente Melhor” (1959), de Billy Wilder. Com exceção deste filme, cuja exibição será em película, todas as demais projeções são gratuitas.
+ Os melhores filmes em cartaz; salas e horários
Complementa a programação o documentário “Marilyn Monroe: O Fim dos Dias” (2001), de Patty Ivins Specth, originalmente feito para a TV e que, por meio de depoimentos e fotos, reconstitui os últimos momentos da atriz.
Clique aqui para ver a programação completa.