Continua após publicidade

Livro ‘Roberto Carlos em Detalhes’ é vendido em sebos por até 1099 reais

Apesar da decisão desta quarta (10) do STF a favor da liberação de biografias não-autorizadas, a obra proibida não deve voltar às livrarias

Por Veja São Paulo
Atualizado em 5 dez 2016, 12h23 - Publicado em 10 jun 2015, 18h35

Nesta quarta-feira (10), o Superior Tribunal de Justiça decidiu improcedente a obrigação de se pedir permissão do biografado ou de seus herdeiros para publicação de biografias. Todos os nove ministros presentes votaram pela liberação das biografias não-autorizadas.

+ Fique por dentro do que acontece na cidade

Uma das obras que mais acalorou essa discussão foi Roberto Carlos em Detalhes, biografia do cantor escrita por Paulo Cesar de Araújo. Em 2007, a Justiça suspendeu a comercialização do livro. Na época, a Editora Planeta teve de recolher todos os exemplares distribuídos nas livrarias.

Entretanto, mesmo com a decisão do STJ, a publicação não volta às livrarias, pois sua retirada do mercado se deu após um acordo entre cantor, autor e editora. Seria possível, entretanto, ela retornar às prateleiras veiculada por uma editora diferente.

Continua após a publicidade

No entanto, ainda é possível encontrá-lo em sebos. Na capital, os exemplares custam a partir de 300 reais, como no Sebo do Messias, no centro, onde atualmente existem três unidades. Na Livraria Sebo Cultural, na Avenida Pedroso de Moraes, em Pinheiros, as duas unidades disponíveis valem 350 reais cada uma.

Pela internet, além do texto disponível para downloads ilegais, o site Estante Virtual traz mais de vinte exemplares à venda (incluindo os citados acima), com preços que vão de 200 a 1099 reais. O de valor mais alto é encontrado no sebo Buquinar Livros Novos e Usados, em Belo Horizonte, em Minas Gerais. “Trata-se da primeira edição de um livro quase sem circulação, embalada”, diz Dulcineia Chagas, proprietária da loja.

A Editora Planeta, que publicou e distribuiu a obra, não se manifesta especificamente sobre este título. No entanto, declara que é a favor da liberação deste tipo de publicação e que assim como em outros países, “a abertura editorial contribuirá muito para enriquecer a oferta no setor”.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.