Continua após publicidade

Torcedores comentam caso de racismo contra Aranha nas redes sociais

Santos bateu o Grêmio por 2 a 0 na noite desta quinta-feira (29). Durante a partida, o goleiro da equipe paulista teria sido chamado de "macaco" e "preto fedido"

Por Redação VEJA SÃO PAULO
Atualizado em 17 Maio 2024, 10h53 - Publicado em 29 ago 2014, 12h04

O goleiro do Santos, Aranha, foi alvo de comentários racistas na noite desta quinta-feira (28). Durante partida contra o Grêmio pela Copa do Brasil, realizado em Porto Alegre, o jogador teria sido chamado de “macaco” e “preto fedido”. O episódio aconteceu aos 43 minutos do segundo tempo, quando o time paulista já ganhava dos gaúchos por 2 a 0. 

Os xingamentos partiram de um grupo de torcedores gremistas localizados na parte de trás do gol defendido por Aranha, setor destinado, normalmente, à torcida organizada gremista. Ao perceber as ofensas, o goleiro reclamou com o árbitro Wilton Pereira Sampaio e a partida foi paralisada por alguns minutos. No entanto, mesmo com os protestos do jogador, o confronto seguiu. 

+ As curiosidades do novo estádio do Palmeiras

Imagens do canal de televisão ESPN Brasil mostram claramente uma torcedora gremista gritando “macaco” em direção ao goleiro. Além dela, outros torcedores também foram filmados imitando o som do animal próximo ao gol. Após o fim do jogo, Aranha mostrou indignação: “A torcida xingar é normal, mas começaram com palavras racistas: ‘preto fedido’, ‘cambada de pretos’, essas coisas. Fiquei nervoso, mas estava me segurando’, relatou. Jogadores dos dois times lamentaram o episódio.

+ Valdivia xinga Tiago Leifert no Twitter após brincadeira

O Grêmio publicou em seu site oficial uma nota de repúdio aos atos racistas e promete punir os torcedores que participaram do episódio: “Informamos que o Departamento Jurídico do Clube, em conjunto com a administração da Arena, já está tomando todas as medidas possíveis para que os envolvidos neste episódio sejam identificados e para que os materiais disponíveis sejam enviados às autoridades policiais, a fim de tomarem as providências cabíveis no âmbito criminal”, afirma a nota. O Santos também publicou uma nota em seu site oficial para lamentar o fato, resgatando também a campanha #RacismoNão

Continua após a publicidade

+ Confira o que acontece na cidade

Na internet, amantes do futebol comentaram o caso, mostrando-se favoráveis a punição aos torcedores e, inclusive, ao próprio Grêmio. Confira na galeria de fotos acima algumas publicações.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Semana Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

a partir de 35,60/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.