Continua após publicidade

Por dentro do estúdio do Música em Família

Projeto está instalado em um sobrado no bairro do Belenzinho, na Zona Leste

Por Bruna Ribeiro
Atualizado em 5 dez 2016, 16h00 - Publicado em 16 Maio 2013, 19h28

O Música em Família está instalado em um sobrado no Belenzinho, na Zona Leste. Ao entrar na casa, os sorridentes funcionários (dez, ao todo) recebem os convidados como se estivessem em uma festa familiar. É este mesmo o espírito do grupo, como diz o nome. O local foi a residência dos Bologna por 33 anos até 2006, quando cedeu espaço para o estúdio.

Da cozinha, vem um cheirinho de café recém-passado e há sempre bolo caseiro para acompanhar. No andar de cima, foi montado um quarto para Estelinha, de 3 anos, filha dos criadores do projeto Paula Santisteban, 36 anos, e Eduardo Bologna, 40 anos.

+ Projeto Música em Família aproxima pais e filhos dentro da escola

Continua após a publicidade

O casal se conheceu quando Eduardo se candidatou para tocar em um solo da cantora, em 1995. Tempos depois, os ensaios passaram a ser no tal sobrado. “Eu brinco que me apaixonei primeiro pela mãe dele, porque os encontros eram regados a bolos de chocolate e cenoura”, diz Paula. Ela conta que o portão estava sempre aberto para que os amigos pudessem entrar, brincar, estudar ou simplesmente papear.

Há 41 anos, era apenas uma construção com um pomar no quintal. Victorio Osório Bologna, avô de Eduardo, construiu uma ampla e confortável casa no local para a família. A próxima grande reforma viria em 2004, quando a residência dos Bologna foi transformada no Música em Família. “Fizemos muitas canções ouvindo os pássaros do quintal e tomando café na cozinha com azulejos de flores vermelhas dos anos 70”, descreve Paula.

Além de muito trabalho, o espaço é sempre palco de comemorações. Há festa junina todos os anos e bolo nos aniversários. “Antes dos shows, fazemos uma bela macarronada com molho de tomate. Isso inspira e traz bons ares para o projeto.” Todos os funcionários são amigos de Paula e Eduardo. “Somos muito felizes por aqui. Portanto, somos bem seletivos com quem trabalha com a gente.” Quer saber qual é a rigorosa seleção? É simples. Basta gostar de música, pizza e ter bom astral.

Continua após a publicidade

Herança musical

A mãe de Bologna, Clarissa, de 77 anos, foi professora de piano e parou de trabalhar para cuidar dos filhos. Eles cresceram em um ambiente cheio de referências musicais. Tanto que aos 22 anos, Eduardo se mudou para os Estados Unidos para estudar guitarra na Musicians Institute, em Hollywood. Por lá, ficou durante um ano e meio. Em 2007, ganhou o Grammy Latino com o disco Acústico MTV – Lobão. No álbum, ele tocou vários instrumentos de corda, como bandolim, dobro, banjo, violão de sete cordas e violão barítono.

+ Cidade das Crianças: um blog de pais para pais

Continua após a publicidade

A história de Paula não é muito diferente: sua família também é formada por músicos. O pai, Rubens, de 69 anos, manteve uma escola de música por cerca de 15 anos. O primo, Sílvio Santisteban, é um violinista clássico reconhecido, que chegou a tocar com Elis Regina e Elizeth Cardoso. O bisavô Juan Santisteban foi, entretanto, o precursor de tudo. Fundador do primeiro teatro da cidade de Sorocaba, no interior do estado, todo Natal dava aos sete filhos instrumentos musicais ao invés de brinquedos.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.