Polícia faz operação contra o tráfico de drogas na Cracolândia
Dependentes e traficantes haviam voltado a montar barracas no local há três meses
A Polícia Civil realiza na manhã desta sexta-feira (5) uma operação contra o tráfico de drogas na Cracolândia, na região central da capital paulista. Policiais militares dão apoio à ação coordenada pelo Departamento Estadual de Prevenção e Repressão ao Narcotráfico (Denarc).
Em maio, dependentes e traficantes haviam voltado a montar barracas para driblar a fiscalização das autoridades e manter o consumo de crack no chamado “fluxo”, ocupando um quarteirão da Alameda Dino Bueno. No interior da tendas, traficantes deixavam mesas e cadeiras, onde as pedras de crack eram expostas em pratos. Pelo chão, havia muita sujeira. O movimento nos arredores era intenso.
+ Publicitário tem celular roubado enquanto jogava Pokémon na Paulista
O programa São Paulo de Braços Abertos, da Prefeitura, que tem o objetivo de combater a fragilidade social dos dependentes – e não o tráfico, que é de responsabilidade da polícia – teve início em janeiro de 2014, justamente quando a “favela” da Cracolândia havia ganhado as manchetes dos jornais.
No fim do ano passado, quando começaram a surgir novas bancas, ainda de forma velada, a Guarda Civil Metropolitana (GCM) passou a impedir a entrada de carrinhos de carroceiros – a justificativa era de que, dentro deles, eram carregados materiais para erguer as tendas de lona.
Procuradas, a Secretaria da Segurança Pública (SSP) de São Paulo e a Prefeitura ainda não se manifestaram sobre a operação.