Museu do futebol completa 7 anos com entrada grátis e oficinas
Espaço, no estádio do Pacaembu, conta ainda com festival gastronômico e apresentação da banda Le Souvenirs
Há sete anos, o estádio do Pacaembu (centro) ganhava um dos museus interativos mais importantes do país, o Museu do Futebol. Moderno, o espaço comemora aniversário neste fim de semana com diversas atrações. Além de ter entrada grátis sábado (3) e domingo (4) , o local conta com uma programação de oficinas gratuitas para crianças, que ensinam a fazer toy arts, quadrinhos e flipbooks, além de bate papos e contação de histórias. Ainda neste sábado, o local recebe o evento Sabor Paulista, com diversos food trucks vendendo comidas típicas de estádio, a exemplo de churros, espetinhos de churrasco e coxinhas.
Para animar a galera, ainda rolam shows ao vivo de pop com a banda Le Souvenirs (às 13h40, 16h20 e 18h40). Visitamos o museu hoje e selecionamos cinco motivos que fazem a visita imperdível. Não esqueça que a entrada é até as 17h. Confira.
A mulherada está com tudo
Desde o começo deste ano, o museu passou a dar mais atenção ao futebol feminino. Há materiais antigos em exposição, como fotos dos primeiros times e competições só com mulheres, bandeiras e também espaços que exibem lances imperdíveis das Copas femininas.
Sala Exaltação
Quem nunca foi a um estádio pode sentir a energia de estar na arquibancada nesta sala, que conta com projeções e som alto de torcida, tudo bem real. Além disso, há uma varanda dentro do Museu que exibe vista para o Pacaembu.
Biblioteca
Totalmente interativa (e também independente), a biblioteca do museu tem mais de 3.500 itens sobre futebol para os visitantes mergulharem fundo no universo da bola. Os itens que mais fazem sucesso por lá são as Bíblias, com registros históricos de times como Corinthians, São Paulo e Santos, além dos álbuns de figurinhas, como as reproduções dos exemplares que eram comercializados na década de 1940.
+ Os melhores programas do fim de semana
Sala das Copas
Impossível falar de futebol sem falar de Copas, não é mesmo. No espaço dedicado ao maior evento esportivo do mundo, há diversas informações divididas por ano. Uma sala escura, que conta com um telão mostrando o fatídico gol do Uruguai sobre o Brasil, que tirou o título das nossas mãos na Copa de 1950, costuma deixar um nó na garganta de qualquer brasileiro que passa por lá.
As crianças se divertem muito
Como o museu aposta na interatividade, há diversas atrações que encantam os pequenos, como mesas de pebolim, jogos sobre o tema e muitos vídeos. A área mais disputada, no entanto, chama Chute ao Gol. Por lá, é possível chutas uma bola num painel virtual com goleiro e medir a potência do chute.