Continua após publicidade

Morre o historiador Nicolau Sevcenko aos 61 anos

Segundo familiares, a suspeita é de que a causa da morte tenha sido um infarto

Por Redação VEJASAOPAULO.COM
Atualizado em 5 dez 2016, 14h12 - Publicado em 14 ago 2014, 10h18

O historiador Nicolau Sevcenko morreu na noite desta quarta-feira (13), por volta das 20h, em sua casa em São Paulo. Ele tinha 61 anos. A família, que confirmou a informação, suspeita que a causa da morte tenha sido infarto.

 

Autor de mais de uma dezena de livros, entre eles obras de referência como A Revolta da Vacina (1983) e Literatura como Missão (1985), Sevcenko deu aulas na USP, na PUC de São Paulo e na Unicamp.

Continua após a publicidade

Graduou-se como historiador na Universidade de São Paulo, onde também defendeu o doutorado e concluiu, em 1992, a livre-docência com a obra Orfeu Extático na Metrópole, sobre as transformações tecnológicas que afetaram São Paulo nos anos 1920.

Em 1998, recebeu o Prêmio Jabuti, na categoria ciências humanas, pelo trabalho como organizador do livro História da Vida Privada no Brasil.

Foi membro honorário do Instituto de Estudos Latino-Americanos da Universidade de Londres e do conselho editorial da revista Travessia, do King’s College de Londres.

Continua após a publicidade

Filho de imigrantes ucranianos, Sevcenko nasceu em São Vicente, no litoral de São Paulo, em 1952. Dedicou a sua carreira acadêmica ao estudo da história brasileira, com destaque às manifestações culturais no país.

Ele deixa a mulher, a  editora Cristina Carletti. Os dois não tinham filhos. Informações sobre o enterro ainda não foram divulgadas.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Semana Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

a partir de 35,60/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.