Prefeitura discutiu enquadrar “Lula inflado” na Lei Cidade Limpa
Boneco circulou pela capital no último fim de semana
As polêmicas envolvendo o boneco inflável do ex-presidente Lula parecem não ter fim. Desta vez, o balão, entrou na mira da prefeitura de São Paulo, que estudou enquadrá-lo por desrespeito à Lei Cidade Limpa.
Na última sexta-feira (28), o boneco “Lula inflado” ou “Pixuleco”foi furado durante ato em frente à sede da prefeitura, no Viaduto do Chá. Ainda no mesmo dia, de acordo com o jornal Folha de S.Paulo, integrantes da administração municipal se reuniram para tentar impedir que o balão fosse exposto.
+ Boneco inflável do ex-presidente Lula é furado em São Paulo e vira piada na internet
A proibição estaria baseado no argumento de que o objeto agride a paisagem urbana. Segundo a Lei Cidade Limpa, sancionada durante a gestão do prefeito Gilberto Kassab (PSD), infláveis, totens, drones e painéis de luzes precisam de aprovação da Comissão de Proteção à Paisagem Urbana. Ainda de acordo com a Folha, esse pedido não foi feito.
Mascote
O boneco apareceu pela primeira vez em Brasília, durante os protestos realizados contra a presidente Dilma Rousseff em 16 de agosto. Na sexta-feira (28), veio a São Paulo e foi montado na Ponte Octavio Frias de Oliveira, na Zona Sul da cidade. No meio da tarde, segui para o Viaduto do Chá, onde foi furado por uma estudante. No domingo (30), o balão esteve na Avenida Paulista em protesto de grupos anti-Dilma Rousseff.
+ Boneco inflável do ex-presidente Lula vira piada na internet
O objeto tem 12 metros de altura e traz uma placa com os números 13171, ironia feita ao número do Partido dos Trabalhadores e ao artigo 171 do Código Penal, que trata sobre obter vantagem ilícita.
Também conhecido como “Pixuleco”, o “Lula inflado” foi criado pelo Movimento Brasil Livre, um dos grupos que pedem o impeachment da presidente Dilma, e custou 12 000 reais, afirma o seu idealizador, Ricardo Honorato.
Filha de Olavo de Carvalho, Heloísa de Carvalho morre aos 56 anos em Atibaia
Morre em SP jornalista Conrado Corsalette, aos 47 anos
Vera Magalhães encerra contrato com a TV Cultura; veja pronunciamento
Pré-Carnaval 2026 em SP: guia com ensaios de blocos e festas em janeiro
IPTU 2026: Prefeitura de SP abre consulta e calendário de pagamento; saiba como garantir desconto





