Os quinze momentos mais marcantes do debate da Globo
Troca de farpas entre os candidatos e um William Bonner atrapalhado deram o tom do último confronto entre Dilma Rousseff (PT) e Aécio Neves (PSDB)
O último debate entre os candidatos à Presidência da República na Rede Globo foi marcado pela troca de farpas e acusações mútuas desde a primeira pergunta. Porém, tanto no confronto direto entre Dilma Rousseff (PT) e Aécio Neves (PSDB) quanto nas perguntas dos eleitores, os temas se repetiram: corrupção, economia, Pronatec, governo de Minas.
+ Os melhores memes do debate da Globo
Em comum, os dois extrapolaram o tempo em praticamente todas as réplicas e tréplicas – e levaram bronca do mediador William Bonner. A plateia estava especialmente participativa, com muitas vaias e aplausos de ambos os lados.
Confira os melhores momentos deste derradeiro embate antes da decisão nas urnas no próximo domingo (26):
1. William Bonner
Só deu ele. Logo de cara, o mediador cometeu uma gafe: anunciou o fim do primeiro bloco antes da tréplica de Aécio e, depois, ficou se desculpando com o tucano. Passou o tempo inteiro reprimindo a plateia, que ora aplaudia, ora vaiava os candidatos. Alguém reclamou que Bonner interrompeu Aécio em uma resposta cujo tempo já tinha estourado. “Estou atento ao relógio e permitindo que ambos concluam o raciocínio. É razoável”, bradou.
Bonner também “perdeu” uma candidata ao passar o microfone. “Elizabeth….onde está Elizabeth?”
2. Candidato querido
Ao responder para um eleitor presente no estúdio, Dilma se confundiu e o chamou de “candidato”. Ela tirou o erro por menos e brincou. “Você pode ser candidato um dia, não é, querido?”
3. Líder do quê?
Dilma afirmou que Aécio foi “líder do governo FHC” e foi corrigida pelo tucano. “Era líder do Congresso. A senhora não conhece o Congresso”, disse o tucano.
4. O que será
Dilma disse que melhorará os índices econômicos no próximo governo e levou uma alfinetada. “Vamos aguardar o eleitor decidir se a senhora vai ter um proximo mandato”.
5. Gastos com publicidade
Apesar de já ter criticado diversos aspectos do governo de Aécio em Minas Gerais, Dilma trouxe à tona pela primeira vez a denúncia de que ele se recusa a divulgar gastos com publicidade nos jornais e televisões da família Neves. “O meu governo não, mas o seu tem muito a esconder”, apontou Dilma
6. “Bolsa-empresário”
Dilma critica o PSDB por não investir em programas sociais como Minha Casa Minha Vida e Bolsa-Família. “Vamos avançar muito mais. O que não vamos fazer é o bolsa-empresário”, disse.
7. Obra-prima
Em um bate-boca sobre economia, Dilma criticou a política econômica do governo Fernando Henrique Cardoso. “Vocês fizeram a obra prima de aumentar impostos e deixar o governo com a dívida pública muito maior”.
8. Meu nome é Aécio
“Me honra muito a comparação com Fernando Henrique Cardoso, mas eu me chamo Aécio Neves”.
9. Meu banho, minha vida
Ao criticar a falta de água em São Paulo, Dilma citou o humorista José Simão. “Vocês estão criando o ‘Meu banho, minha vida'”.
11. Mineirês
Dilma Rousseff falou em “mineirês” com o conterrâneo. “Vocês ‘jugaram’ a crise nas costas dos brasileiros”, disse, querendo dizer “jogaram”.
12. Ironias
Como já fez em debates anteriores, Aécio riu e chamou Dilma de confusa. Também desdenhou de uma proposta dela sobre reforma política. “É a primeira vez que escuto isso na vida”.
13. Essa conversa
“Vocês sempre foram contra fazer política social e agora vêm para mim com essa conversa? A prática vale muito mais do que palavras vazias”, filosofou Dilma.
14. Muito boa a sua pergunta
Seguindo direitinho o media-training, Dilma elogiou todas as perguntas no estúdio. “Muito boa a sua pergunta”, repetiu oito vezes para cada um dos eleitores.
15. Trava-língua
Dilma deu um show de má dicção e tropeços no português. “Fonteiras” (fronteiras), “pofissional” (proporcional), “pra mim falar”, “cheguem aqui e dizem” (digam).