Apesar das chuvas deste sábado (1º), nível do Sistema Cantareira volta a cair
Apesar das fortes pancadas que atingiram a capital, volume do complexo responsável pelo abastecimento de 6,5 milhões de pessoas segue baixo
Sim, choveu na região do Sistema Cantareira neste sábado (1º). As fortes pancadas que atingiram tanto aquela área quanto a capital, porém, não foram suficientes para aliviar a crise hídrica do Estado. A Zona Leste da cidade foi uma das mais afetadas pela chuva. A Zona Sul chegou até a ficar cerca de quarenta minutos em estado de emergência devido à rápida elevação do Córrego Ipiranga, mas não houve transbordamento.
Atualizadas hoje (2) pela manhã, as medições do Sistema Cantareira registraram uma queda de 0,1%: o índice, que era de 12,2% na manhã de sábado (1º), agora está em 12,1%. Neste domingo, o dia começa com sol e nuvens na capital. Até o meio-dia, a temperatura na capital se eleva e a máxima chega aos 29 graus. As chuvas voltam à tarde e a à noite, de forma localizada. As taxasde umidade relativa do ar variam entre 38% e 90%.
- O mês de outubro foi o mais seco em 84 anos no Sistema Cantareira
- Sabesp amplia bônus para quem economizar água na capital
De acordo com Paulo Matsuo, da Climatempo, o volume da chuva deste sábado (1º) ajudaria em uma época chuvosa — justamente o contrário do que estamos enfrentando. Em virtude da aridez do solo, seriam necessários 100 milímetros para que água infiltrasse na terra, aumentando assim a capacidade de campo (o potencial de absorção de um terreno específico).
- A água da sua casa está com o gosto estranho? Sabesp explica o motivo
- Matéria de capa: a crise hídrica em São Paulo
Contudo, o cenário pode melhorar: Matsuo afirma que estamos mudando de padrão climático, do seco para o úmido. Comprovação disso são as previsões para os próximos dias. De acordo com a Climatempo, são esperadas chuvas todos os dias da próxima semana. Com temporais mais frequentes, a capacidade de campo é restaurada.
PREVISÃO PARA A SEMANA
De acordo com o Climatempo, podemos esperar uma semana de chuvas e tempo quente na capital. Até quinta (6), São Paulo registrará sol com muitas nuvens e períodos de chuva a qualquer hora diariamente. As temperaturas, no entanto, não ficam mais amenas: a terça (4) registrará máxima de 33 graus e será o dia mais quente da semana.