Agência Fitch dá selo de bom pagador à prefeitura
Cidade de São Paulo obtém grau de investimento e é considerada "AA+" em escala nacional
A agência de rating Fitch concedeu à prefeitura de São Paulo o selo de bom pagador de dívidas. A nota de crédito que foi dada a São Paulo – o chamado grau de investimento – é “AA+” em escala nacional e “BBB-” em escala global. Na prática, significa que é seguro para empresas nacionais ou estrangeiras trazerem seu dinheiro para a capital paulista.
A Fitch é a mesma que rebaixou o Brasil de “BBB” para “BBB-” em outubro. Outra agência, a Standard&Poor’s, retirou o selo de bom pagador do país em setembro.
+ A disputa pela prefeitura começou: saiba quem são os candidatos com mais intenção de voto
Segundo comunicado divulgado pela administração Fernando Haddad (PT), “com essa nota, a seriedade e solidez financeira da cidade passam a gozar do reconhecimento internacional, permitindo à prefeitura integrar um seleto grupo de entes públicos considerados pelo mercado como de baixo risco de crédito”.
Foi Haddad quem pediu à Fitch uma análise das contas municipais. “Esse reconhecimento, por sua vez, torna a cidade ainda mais atrativa para os investidores interessados em participar de projetos em parceria com o município, tais como parcerias público-privadas e de concessões públicas”, diz a nota da prefeitura. A administração considera que a renegociação da dívida com a União facilitou a boa nota.
+ Haddad cria Bilhete Único para desempregados