Avatar do usuário logado
Usuário
OLÁ, Usuário
Ícone de fechar alerta de notificações
Avatar do usuário logado
Usuário

Usuário

email@usuario.com.br

Festival gratuito no IMS tem feira, conversa com Lilia Schwarcz e exposição inédita

ZUM também conta com debates e oficinas com artistas como Mayara Ferrão

Por Ana Mércia Brandão
28 out 2025, 18h59
alice-yura-festival-zum-ims
Obra de Alice Yura, que participa de debate com Melissa de Oliveira e Juno B (Divulgação/Divulgação)
Continua após publicidade

O Instituto Moreira Salles, na Avenida Paulista, realiza a 10ª edição do Festival ZUM neste sábado (1º) e domingo (2), com uma programação gratuita que inclui feira de fotolivros, conversas com artistas e visitas guiadas pelas exposições Paiter Suruí, Gente de Verdade, do Coletivo Lakapoy e Gordon Parks: a América Sou Eu.

Um dos destaques da programação é um debate entre a historiadora Lilia Schwarcz e a jornalista Fabiana Moraes, no sábado, às 19h.

Na mesa Imagens da Branquitude — título do livro de Schwarcz lançado em 2024 —, a dupla vai tratar do fenômeno social e cultural da branquitude a partir de suas manifestações simbólicas e iconográficas.

No domingo, às 14h, o fotógrafo baiano Bauer Sá, autor de retratos que homenageiam a religiosidade e a cultura afro-brasileiras, conversa com a artista gaúcha Vera Chaves Barcellos e, às 16h, os cineastas e educadores indígenas Sueli Maxakali e Isael Maxakali participam do encontro Cinema em Família. O dia também tem como destaque duas oficinas: sobre criação de imagens, com a artista Mayara Ferrão, às 11h, e sobre fotolivros, com a argentina Mariela Sancari.

davi-jesus-nascimento-ims
Detalhe de ‘Barranca’, de davi de jesus do nascimento, 2025 (Caio Esgario/Divulgação)
Continua após a publicidade

O festival também marca o lançamento da 29ª edição da ZUM, revista de fotografia contemporânea do IMS, e a exibição da instalação Barranca, trabalho inédito do artista davi jesus do nascimento (em letra minúscula mesmo), vencedor da Bolsa ZUM/IMS em 2024. Na obra, davi investiga o acervo fotográfico de sua família e dos demais pescadores e barranqueiros de Pirapora, MG.

Nos dois dias de festival, a Feira de Fotolivros reunirá publicações de cerca de 30 editores, coletivos e artistas no térreo do centro cultural.

A visitação é aberta ao público das 10h às 18h. A programação completa está em ims.com.br. Para os debates, serão distribuídas senhas na bilheteria, a partir das 12h, com limite de 1 senha por pessoa. Para participar das oficinas, é preciso realizar a inscrição em sympla.com.br/imoreirasalles. Os eventos contam com interpretação em Libras.

Compartilhe essa matéria via:
Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
15 marcas que você confia. Uma assinatura que vale por todas
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Assinantes da cidade do SP

A partir de 32,90/mês