Wagner Moura sobre vitória em Cannes: “Recebi a notícia da forma mais louca”
Ator falou sobre recepção do prêmio pelos brasileiros

Wagner Moura falou pela primeira vez sobre a vitória na categoria melhor ator no Festival de Cannes por O Agente Secreto, de Kleber Mendonça Filho. O ator, que não conseguiu continuar na cidade francesa para receber o prêmio por estar nas gravações do filme 11817 (2025), se pronunciou durante uma coletiva na qual apareceu por vídeo no celular do diretor.
“Eu queria estar aí com todos vocês, mas estou aqui, sozinho, tomando uma taça de vinho. Não poderia estar mais feliz. É um momento tão importante da minha vida”, afirmou o baiano, após Mendonça pedir algumas palavras dele.
Em seguida, o ator falou sobre a honra de trabalhar com o cineasta, que ganhou como melhor diretor em Cannes: “Eu tentei trabalhar com o Kleber por muitos anos, e estou muito, muito, muito feliz pela forma como o filme foi recebido, porque é uma produção brasileira, significa muito para a cultura brasileira.”
Para um portal de cinema, Wagner contou um pouco sobre o momento em que recebeu a notícia dos prêmios. “Eu tive um dia absolutamente louco. Não fiquei em Cannes porque tinha que filmar, estou fazendo um filme aqui em Londres. E eu recebi a notícia da forma mais louca no set de filmagem”, contou.
Ele também falou sobre a importância do cinema brasileiro e o momento que o setor vive atualmente no país: “Esse filme é mais uma peça que aproxima o telespectador brasileiro e os brasileiros em geral da sua cultura, dos seus artistas, depois de um tempo muito difícil em que artistas e cultura não só haviam perdido a importância como foram bastante difamados. Ter hoje os brasileiros torcendo pela vitória do cinema brasileiro internacionalmente, olhando pro cinema brasileiro e dizendo ‘esses artistas nos representam’ me dá uma alegria profunda.”