Avatar do usuário logado
OLÁ,

Virada Cultural 2025 terá segurança 10 mil agentes e 26 mil câmeras do Smart Sampa

Atrações culturais têm expectativa de público de cerca de 4,7 milhões de pessoas em 24 horas de evento

Por Redação VEJA São Paulo Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
16 Maio 2025, 13h30
Virada Cultural no Anhangabaú
Virada Cultural no Anhangabaú  (Rovena Rosa/AgBrasil/Divulgação)
Continua após publicidade
São Paulo vai comemorar o aniversário de 20 anos da Virada Cultural no próximo fim de semana com expectativa de cerca de 4,7 milhões de pessoas em 24 horas de evento, de acordo com a prefeitura. O evento ocupará ruas, praças, centros culturais, casas de cultura, bibliotecas, teatros e 21 grandes palcos distribuídos por todas as regiões da capital e terá a vigilância das 26 mil câmeras do Programa Smart Sampa instaladas em pontos estratégicos em toda a cidade.
O sistema possibilita o acompanhamento em tempo real das movimentações, permitindo a resposta rápida das equipes, com reforço em pontos estratégicos e a realização de flagrantes. O Smart Sampa também contribuirá para impedir o acesso de criminosos procurados pela Justiça nas áreas com controle de entrada.
Os 21 palcos serão monitorados com apoio de drones, além das câmeras do programa. Além disso, cerca de 10 mil profissionais de segurança vão reforçar o policiamento, sendo 4.200 policiais militares, 1.900 guardas civis metropolitanos e 3.860 seguranças privados.

A segurança inclui a Patrulha Maria da Penha, com presença de viaturas e policiamento preventivo em todas as regiões.

Continua após a publicidade

A distribuição dos agentes foi planejada com base na estimativa de público que cada artista deve atrair, permitindo reforçar a segurança em locais com maior concentração de pessoas, de acordo com a prefeitura.

Prevenção

As atividades da Virada Cultural 2025 ocorrerão entre as 18h de sábado (24) e as 18h de domingo (25). No entanto, as equipes de segurança urbana iniciarão os trabalhos, às 14h, para fazer a recepção do público e atuar na inibição da presença de ambulantes ilegais.

Os 21 palcos principais contarão com controle de entrada, onde seguranças privados — viabilizados pela SPTuris — realizarão a revista do público, com o apoio da GCM. A medida visa impedir a entrada de armas, vidros, objetos cortantes e substâncias proibidas.

Continua após a publicidade

Economia

Com programação que contempla música, teatro, literatura, circo, dança, humor e cultura popular, a Virada deve injetar R$ 300 milhões na economia paulistana, com a movimentação dos serviços, turismo, gastronomia e comércio.

A programação musical é um espetáculo à parte. Entre os nomes confirmados nos palcos distribuídos pela cidade estão artistas de diferentes gêneros e gerações, como Iza, Alceu Valença, João Gomes, Péricles, Luísa Sonza, Michel Teló, Léo Santana, Mart’nália, Diogo Nogueira, Sepultura, Xamã, Vanessa da Mata, Barões da Pisadinha, MC Hariel, Duda Beat, Negra Li, Veigh, Don L, BK’, Rashid, João Neto & Frederico, Pixote, Turma do Pagode, Fresno.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

A partir de 35,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.