USP cria projeto voltado à arte urbana
Iniciativa prevê edital para intervenções na universidade e seminário em abril
A Universidade de São Paulo (USP) entra no debate sobre arte urbana por meio de um projeto institucional. A iniciativa prevê uma chamada para envio de propostas de intervenções no câmpus e um seminário com participantes brasileiros e estrangeiros.
A largada para o projeto foi dada no último dia 13, quando foi inaugurado o Mural da Escuta na parede externa do Espaço das Artes, antigo prédio do Museu de Arte Contemporânea (MAC). A intervenção, com curadoria de Baixo Ribeiro, é assinada pelos artistas Daniel Melim, Laura Guimarães e Simone Siss. Em sintonia com os debates atuais, fala sobre os desafios e as dificuldades das mulheres na universidade e no mundo.
O segundo passo é o já referido edital, a ser lançado na segunda semana de dezembro, segundo o pró-reitor adjunto de Graduação, professor Gerson Yukio Tomanari. A chamada será restrita aos estudantes de graduação e pós da instituição.
A etapa seguinte é um seminário sobre arte urbana, previsto para abril de 2018, com duração de dois ou três dias. A ideia, de acordo com Tomanari, é promover a interação da Academia com a sociedade.