‘Uma Família em Apuros’ traz divertidas confusões
Astros das décadas de 80 e 90, Billy Crystal e Bette Midler voltam em forma numa comédia simpática
Embora tenha apresentado a cerimônia do Oscar em 2012, o ator Billy Crystal estava fora do cinema desde A Máfia Volta ao Divã (2002). Bette Midler também andava sumida — sua última participação ocorreu há cinco anos no esquecível Mulheres— O Sexo Forte. Eis, portanto, uma boa notícia: os requisitados astros das décadas de 80 e 90 voltam em forma na simpática comédia Uma Família em Apuros.
De classificação indicativa livre, a fita pode agradar à garotada maiorzinha. Porém, pela idade dos protagonistas (ambos sessentões) e com um mote centrado no conflito de gerações, mostra-se um programa moldado mais para os adultos. Na trama, Crystal interpreta Artie Decker, um narrador de beisebol da Califórnia demitido por não ter se adaptado aos tempos modernos. Diane (Bette), sua mulher, toma, então, uma decisão para mudar de ares: atender a um pedido da filha (Marisa Tomei), que precisa se ausentar de casa por uns dias com o marido (Tom Everett Scott), e cuidar dos netos em Atlanta. Mas as crianças, Harper (Bailee Madison), Turner (Joshua Rush) e Baker (Kyle Harrison Breitkopf), são criadas de uma forma, digamos, especial. Eles não comem doces e a educação é baseada em conceitos “modernos”. No fundo, cada um tem seus problemas: a menina revela-se ultradisciplinada, o filho do meio faz terapia para curar a gagueira e o mimado caçula possui um dominador amigo imaginário.
O humor espontâneo vem do contraste divertido entre os novos e velhos costumes. Sem explicitar se a fórmula certa da educação está de posse dos pais ou dos avós, o roteiro do casal Joe Syracuse e Lisa Addario (da animação Tá Dando Onda) opta por oferecer pequenas e belas lições de vida aos netos.
AVALIAÇÃO ✪✪✪