Avatar do usuário logado
Usuário
OLÁ, Usuário
Ícone de fechar alerta de notificações
Avatar do usuário logado
Usuário

Usuário

email@usuario.com.br

Antunes Filho alivia a mão autoral em “Toda Nudez Será Castigada”

Montagem do celebrado diretor traz um Nelson Rodrigues sem grandes surpresas

Por Dirceu Alves Jr.
11 out 2012, 21h37 • Atualizado em 5 dez 2016, 16h47
  • Com a estreia de Vestido de Noiva, em 1943, o diretor polonês Ziembinski trouxe aos olhos do público o dramaturgo Nelson Rodrigues e uma linguagem expressionista persistente por décadas. Em 1981, o paulistano Antunes Filho limpou o palco — utilizando-se de mínimos elementos e movimentos coletivos — para oferecer novas possibilidades de leitura na coletânea Nelson Rodrigues — O Eterno Retorno. Por isso, a montagem de Antunes no ano do centenário do autor chegou cercada de expectativa. A tragédia Toda Nudez Será Castigada volta à cena na reta final da temporada e, junto da precisão característica de Antunes, surgem alguns tropeços, relevados em seu nome.

    + Conheça peças em cartaz na revitalizada Praça Roosevelt

    O empresário Herculano (o ator Leonardo Ventura) perdeu a mulher e a vontade de viver, preocupando as três tias e também o irmão, Patrício (papel de Marcos de Andrade), que, falido, não quer ver a fonte de renda da família secar. Ao conhecer a prostituta Geni (a atriz Ondina Clais Castilho), o viúvo se apaixona e a pede em casamento. Ele passa a enfrentar, porém, a revolta do filho único, Serginho (Lucas Rodrigues). Na também rodriguiana Senhora dos Afogados (2008), Antunes carregou nas tintas fúnebres com uma estética sombria e operística. Agora, poucas inserções de sua sempre forte mão autoral são percebidas. Uma das mais interessantes é mostrar Geni como um fantasma que assombra Herculano. Ondina aproveita a personagem, explorando uma coreografia marcada e um curioso sotaque paulistano. Ventura constrói um Herculano correto, e Andrade injeta malandragem no diabólico Patrício. No elenco central, quem destoa é Rodrigues, imaturo como Serginho. Com intérpretes apenas eficientes, Antunes concentrou a atenção na regência do grupo e fez um bom espetáculo, mas econômico em surpresas. Esperavam-se mais personalidade e invenções, pontos sempre tão notáveis na trajetória do grande diretor.   

    AVALIAÇÃO ✪✪✪

     

    Publicidade

    Essa é uma matéria fechada para assinantes.
    Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

    Domine o fato. Confie na fonte.
    15 marcas que você confia. Uma assinatura que vale por todas
    Impressa + Digital no App
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital no App

    Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

    Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
    *Assinantes da cidade do SP

    A partir de 35,90/mês