Temporada de baleias: veja onde observa-las, no litoral norte de SP
Caraguatatuba, Ilhabela, São Sebastião e Ubatuba são alguns dos locais onde é mais fácil avistar jubartes, conhecidas por seus saltos acrobáticos

Nos meses de maio a novembro, as águas do litoral norte de São Paulo recebem a visita de baleias – que migram da Antártica em busca de águas mais quentes para a reprodução. O fenômeno atrai visitantes para o turismo de observação de cetáceos e fomenta os negócios locais.
Caraguatatuba
Um dos melhores pontos de partida para quem quer explorar a costa pelo mar. “Em apenas 20 minutos de lancha, estamos em Ilhabela ou São Sebastião; em cerca de 40, chegamos à Ilha Anchieta ou ao Saco da Ribeira, em Ubatuba”, explica Bianca Colepicolo, secretária de Turismo do município.
A cidade conta com operadoras credenciadas e autorizadas especialmente para o turismo náutico –uma segurança a mais para quem deseja se aventurar com responsabilidade.
Ilhabela
Em Ilhabela, os avistamentos começaram mais cedo, no final de abril. De acordo com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo, a ilha está preparada para receber mais visitantes, com uma infraestrutura completa.
São Sebastião
A região já registrou as primeiras aparições das baleias jubartes, para deleite dos turistas. O município vem investindo no turismo responsável e reforça sua identidade como um destino comprometido com a conservação ambiental e com experiências transformadoras.
Ubatuba
A crescente presença das baleias em suas praias também tem feito crescer o turismo – abrindo oportunidades para o ecoturismo e para os negócios locais.
Os turistas que visitarem o litoral norte de São Paulo, durante a temporada de reprodução das baleias, podem contratar passeios com operadoras credenciadas, listadas nos sites oficiais das prefeituras e do Circuito Litoral Norte, consórcio que integra as cidades de São Sebastião, Caraguatatuba, Ilhabela e Ubatuba, além de Bertioga. Mas a observação desses animais tem as suas regras: as embarcações precisam manter uma distância mínima de 100 metros das baleias. Também é proibido desligar os motores ou persegui-las.