Conheça Silveira, o cachorro “universitário” que faz sucesso nas redes sociais
Uma espécie de mascote universitário, cão foi apelidado de "Pró-Reitor de Assuntos Caninos" e tem mais de 50 mil seguidores no Instagram

Nos últimos dias, as redes sociais foram tomadas por imagens e histórias de um ilustre morador da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), no Rio Grande do Sul. Silveira, um simpático vira-lata de mais de 43kg, virou sensação entre estudantes, servidores e internautas. O cachorro, que há quase uma década circula pelo campus, foi carinhosamente apelidado pela comunidade acadêmica de “Pró-Reitor de Assuntos Caninos da UFSM” (PRAC-UFSM) e já foi homenageado em desenhos, ecobags e bichinhos de pelúcia de crochê. O perfil do Instagram dedicado ao animal tem mais de 5o mil seguidores.

Abandonado ainda filhote, Silveira fez da universidade seu lar definitivo. Durante a pandemia, permaneceu instalado em uma casinha próxima ao antigo pronto-socorro do Hospital Universitário, mas, com a volta das atividades presenciais, retomou sua rotina diária de rondas, que inclui os prédios da Odontologia e Terapia Ocupacional e o Restaurante Universitário — onde, inclusive, ganhou uma nova cama, presente de voluntários.
Extremamente sociável, Silveira adora a companhia de pessoas e tem preferência por um local especial: o sofá da Biblioteca Central. Segundo quem convive com ele, o cão fica visivelmente contrariado quando encontra alguém ocupando seu espaço. Seus colegas humanos também notaram que o vira-lata, por alguma razão desconhecida, late com mais frequência para carros brancos.
Apesar de famoso por sua alegria e disposição, Silveira apresenta diversos problemas de saúde comuns a cães idosos e de vida livre. Ele enfrenta artrose, problemas de pele — tendo inclusive precisado retirar nódulos — e dificuldades digestivas. Já sofreu com episódios de gastroenterite e segue uma alimentação especial, à base de ração sênior ou para cães de pequeno porte. Grãos grandes e comida humana estão fora de cogitação.
O cuidado com Silveira e outros cerca de 80 animais no campus é garantido pelo Projeto Zelo, uma iniciativa de educação e proteção animal vinculada à Pró-Reitoria de Extensão (PRE) da universidade.