Sexta é dia de grandes estreias
<em>Hamlet</em>, com Thiago Lacerda, <em>Raimunda, Raimunda</em>, com Regina Duarte, e <em>A Partilha</em>, com Suzana Vieira e Arlete Salles entram em cartaz
Esta sexta-feira (19) é especial para os fãs de teatro em São Paulo. Três aguardados espetáculos estreiam nos palcos paulistanos: Hamlet, protagonizado por Thiago Lacerda e dirigido por Ron Daniels; Raimunda, Raimunda,com direção e atuação de por Regina Duarte; e a volta da comédia A Partilha, de Miguel Falabella, com Suzana Vieira e Arlete Salles no elenco.
+ Conheça as peças estreladas por astros da TV
Mais conhecido por seus papéis em novelas, Thiago Lacerda encara o maior desafio de sua carreira. Porém, ele não se intimida: “Esse é o meu Hamlet, apenas um garoto doente e que não sabe para onde ir. É claro que é difícil encarar um personagem como esse, mas o Ron [Daniels, diretor] me estimulou muito”, conta o ator.
Daniels – que é especialista em Shakespeare respeitado na Inglaterra, terra do autor mais famoso do teatro mundial, e com mais de trinta montagens de obras do bardo em seu currículo – explica que a tarefa dele e do elenco é trazer o famoso texto escrito em 1603 para mais perto do público: “O importante é não ser pretencioso. Se não entendíamos alguma coisa do texto, cortamos. Nós queremos um Hamlet que fala o que realmente quer dizer e com uma cara brasileira. Isso não quer dizer ‘abrasileirar’ a peça, mas trazer o texto para mais perto da realidade do público brasileiro atual”.
Comemorações
Para comemorar cinquenta anos de carreira, a atriz Regina Duarte volta aos palcos com um desafio extra: além de protagonizar, ela estreia como diretora teatral de Raimunda, Raimunda. A comédia envolve os textos Ramanda e Rudá e Raimunda Pinto, ambos do autor piauiense Francisco Pereira da Silva (1918-1985). No primeiro, uma mulher enfrenta um futuro devastado tendo sempre a parceria de um hermafrodita. A seguir, o espetáculo narra a história de uma cearense que decide abandonar sua terra para buscar o sonho de ser enfermeira no Rio de Janeiro.
Outro aniversário é o do espetáculo A Partilha, de Miguel Falabella. Sucesso de público, a comédia escrita por Falabella foi lançada em 1990 e, onze anos depois, ganhou as telas sob o comando de Daniel Filho.
Para celebrar os vinte anos da estreia, o texto ganha nova encenação com praticamente todo o elenco original. As quatro irmãs interpretadas por Arlete Salles, Patricya Travassos, Susana Vieira e Thereza Piffer se reencontram no velório da mãe. Elas têm a difícil tarefa de dividir um apartamento de herança e tentar recuperar o afeto perdido.