Sete novos colunistas estreiam no site de VEJA SÃO PAULO
Confira as colunas com perfis plurais
A Vejinha completa quarenta anos neste mês e segue se renovando a cada semana. Com uma história consolidada como a revista mais importante de cultura, entretenimento, gastronomia e estilo de vida da cidade, a publicação está antenada aos novos tempos, conectada com as gerações, sem jamais perder sua tradição e apuro na qualidade dos textos, na apuração das informações, nas produções e serviços.
Mas vem ganhando cor, forma e conteúdo com mais diversidade em todas as seções. Neste sentido, anunciamos agora, com muita alegria e entusiasmo, a chegada de uma turma de colaboradores preciosos para apresentar suas visões plurais da cidade e do mundo, já que São Paulo é a mais cosmopolita metrópole do país.
Um time diverso que vai escrever para o site semanalmente, ocupando todos os dias. Na pauta, o olhar pessoal de cada um e suas experiências. Da tarimbada jornalista Joyce Pascowitch ao talentoso articulador cultural Alê Youssef; da futurista Sabina Deweik à empreendedora Monique Evelle; da boleira de mão-cheia Otávia Sommavilla ao curioso Frank Menezes, que explora os quatro cantos da cidade atrás de boas descobertas, até a estudiosa em comportamento e inteligência emocional Xan Ravelli.
A ideia é que eles ocupem seus espaços trazendo para os leitores informações importantes em todas as áreas e agreguem valor à revista em sua versão on-line, com mais visões e vivências. Conhecida pela qualidade excepcional de seu trabalho na confeitaria, a boleira Otávia, por exemplo, dará aos leitores o passo a passo de receitas cheias de técnica, mas possíveis de reproduzir em casa. “Vou mostrar coisas que são simples de fazer”, adianta.
Alê Youssef afirma que vai destacar movimentos, espaços e pessoas que estão transformando a cidade. “São Paulo sempre foi um grande laboratório cultural”, define. Sabina, reconhecida por suas palestras e estudos de tendências, vai dividir com os leitores sua valiosa experiência. “O porvir não virá de fora para dentro, mas será gestado nas camadas mais íntimas do ser humano”, acredita. Nós acreditamos e estamos abertos a ouvir todas as visões, que se somam ao eclético conteúdo da revista. Pois esse time de sete colunistas está somente começando e tende a crescer. Bem-vindos!
Conheça abaixo todos os colunistas:
Sabina Deweik – Futuros: de Dentro pra Fora (segunda-feira)
Sabina Deweik é jornalista e futurista, isto é, dedica-se a rastrear, ler e digerir o futuro, conhecimento que divide em palestras, workshops e capacitações. “Vivemos um tempo em que os futuros já não se escondem no horizonte. Eles nos atravessam, nos desafiam e nos convocam nas relações que cultivamos, nos corpos que habitamos e nos ritmos que escolhemos.” Em meio às transformações aceleradas e urgências coletivas, nasce o conceito que será o tema central da coluna Futuros: de Dentro pra Fora, publicada às segundas. Aqui, ela parte da ideia de que a grande virada não será apenas tecnológica, mas emocional, relacional e simbólica. “O porvir não virá pronto de fora para dentro, mas será gestado nas camadas mais íntimas do ser humano: na forma como sentimos, intuímos, conectamos, cuidamos e, sobretudo, decidimos com responsabilidade”, resume Sabina.
Joyce Pascowitch – Chic Chic (terça-feira)
Conhecida por seu estilo irreverente e único, conectada com o universo dos maiores formadores de opinião do país, Joyce Pascowitch é referência no jornalismo de entretenimento. Há mais de quarenta anos ela conta o que todo mundo quer saber, de informações exclusivas sobre poderosos ao que há de mais hype no momento. A insider reforça o time de colunistas do site de Vejinha com seu trabalho pautado pela busca incessante por relevância e autenticidade. Em Chic Chic, ela trará seu radar apurado para dividir com os leitores o que está em alta — e o que estará em breve — no universo do consumo, das tendências, dos programas imperdíveis, das viagens mais desejadas e do lifestyle das figuras que movimentam a cidade. “Eles vão poder encontrar aqui um olhar curioso, atento e bem-humorado sobre a cidade, com o estilo que me é característico!” E alguém duvida?
Xan Ravelli – EntreNós (quarta-feira)
Musicoterapeuta, especialista em comportamento e inteligência emocional, comunicadora, apresentadora de TV e empreendedora, Xan Ravelli é mãe de três filhos e sócia em negócios de cultura, entretenimento e inovação. A partir de quarta, 1º de outubro, ela passa a dividir com os leitores de Vejinha sua bagagem multifacetada na coluna EntreNós. “Será um espaço para refletir sobre o amor e as relações na pós-contemporaneidade. Uma coluna que não prescreve regras, mas abre janelas”, resume. Ela pensa no amor como multiplicidade: próprio, romântico, amizade, familiar, comunitário… e nos vínculos em sentido amplo, sejam afetivos, sociais ou sexuais. “A proposta é criar um diálogo sem julgamento, com olhar crítico, mas acolhedor, com provocações poéticas, dados e referências culturais que ajudem o leitor a pensar e sentir novas formas de se relacionar consigo e com os outros.”
Alê Youssef – Movida Paulistana (quinta-feira)
À frente de projetos de impacto sociocultural, como o bloco Acadêmicos do Baixo Augusta, a recém-aberta Formosa Hi-Fi e o saudoso Studio SP, Alê Youssef construiu uma consistente carreira na área cultural, tanto na esfera pública quanto na privada — foi secretário municipal de Cultura e coordenador de Juventude de São Paulo, curador de projetos como Natura Musical, além de escritor e apresentador. Em Movida Paulistana, uma referência ao movimento contracultural na capital espanhola, nos anos 1970, ele vai abordar as correntes vanguardistas com seu olhar atento para o que há de mais inspirador. “São Paulo sempre foi um território fértil para transformações que pautaram a arte nacional. A ideia é registrar esses movimentos, lugares e pessoas, valorizar as tradições e identificar as novas rupturas que fazem da nossa cidade a capital da cultura”, comenta o novo colunista de Vejinha.
Frank Menezes – Faro Fino (sexta-feira)
Agitador na cena cultural e gastronômica paulistana, o profissional de marketing Frank Menezes é conhecido por seu olhar curioso sobre comportamento, cultura, tendências e lugares. Com um estilo hi-lo marcante e uma habilidade única de transitar entre diferentes universos, ele conecta pessoas, histórias e movimentos com naturalidade. Em sua coluna Faro Fino, que será publicada às sextas-feiras, ele vai compartilhar com os leitores do site de VEJA SÃO PAULO suas descobertas pela cidade. A cada coluna, trará dicas de programas culturais, lugares imperdíveis, vivências e dará voz às pessoas que fazem esta cidade tão cheia de atrativos. “São Paulo é feita de detalhes que escapam ao olhar apressado. Em Faro Fino, a curadoria será pautada não pelo ineditismo, mas pelo encanto, pelas histórias e pela forma como movimentam a cidade de maneira plural”, explica. Pode-se esperar uma seleção vibrante e diversa do que está acontecendo na cidade — sempre com autenticidade e sensibilidade.
Otávia Sommavilla – Bolos On! Faça Comigo (sábado)
Confeiteira especializada em decoração artística de bolos, Otávia Sommavilla é também professora, criadora de conteúdo digital e autora de livros. Depois de atuar por mais de uma década no mercado de eventos, com um ateliê de receitas personalizadas, ganhou destaque no universo digital após a publicação da trilogia Enciclopédia dos Bolos pela Editora Melhoramentos. Atualmente cria receitas sob medida para grandes marcas, atua como consultora, dá aulas na Escola Wilma Kövesi e no Atelier Gourmand e publica semanalmente uma newsletter. Em seu mais novo livro, Bolos para Casar, lançado neste ano pela Boccato Editores, ela pesquisa as origens do bolo de casamento em diversas culturas, traz inspiração para novas receitas e traça um histórico do açúcar. Em Bolos On! Faça Comigo, Otávia vai falar da sobremesa que a notabilizou, claro, mas ampliará o leque, dividindo com os leitores truques e curiosidades sobre a confeitaria, desvendando trends, explorando o que há de mais gostoso pela cidade e ensinando receitas desejadas. “Meu trabalho segue uma linha que traz receitas interessantes e com técnica, mas ao mesmo tempo simples de fazer”, conta ela, que na coluna de estreia, dia 4, ensina a fazer um sorvete supercremoso de pistache sem sorveteira.
Monique Evelle – Desbrave com Monique (domingo)
Soteropolitana que vive em São Paulo, mas se divide entre Salvador e Barcelona, Monique Evelle é comunicadora e empreendedora. Atua como estrategista da nova economia, investindo em negócios que transcendem tendências para se tornar hábitos culturais, produtos que viram símbolos e comunidades que criam pertencimento. Para ela, a nova economia não se mede apenas por tecnologia ou escala, mas por significado, impacto e desejo. Em Desbrave com Monique, ela trará crônicas e insights sobre cultura e lifestyle urbano, tendo São Paulo como vitrine e ponto de partida, mas estabelecendo pontes com outras cidades no Brasil e no mundo. “Muito mais do que dicas de lugares para ir, quero contar histórias sobre o que pulsa nos bairros criativos, o que nasce nas pistas, nas mesas e nas esquinas e depois vira comportamento. A proposta é desbravar territórios, pessoas e movimentos para revelar o presente que já aponta para o futuro”, explica. Na estreia, dia 5 de outubro, ela traz um texto sobre as after parties de grandes estrelas, lembrando das iniciativas de Travis Scott e Lauryn Hill, que, em passagem recente pela capital para o festival The Town, criaram experiências com o público pós-show, amplificando suas performances.
Publicado em VEJA São Paulo de 26 de setembro de 2025, edição nº 2963
Fiesta de Día de Muertos: confira programação de evento mexicano na Barra Funda
Largo da Batata terá festival gratuito de Halloween com ‘Noite do Terror’
Quem é Sandra Regina Ruiz Gomes, a namorada de Suzane Richthofen na cadeia
Parque aquático em SP é um dos mais visitados do mundo
Casa Allamanda, mix de bistrô e padaria, é um achado no Alto de Pinheiros





