Seis filmes para marcar presença na Mostra Internacional
<em>As Pontes de Sarajevo</em> e <em>Carne Trêmula</em> estão entre as indicações
O Círculo
Fundada no início dos anos 1940, a revista Der Kreis (The Circle) compôs uma rede de contatos e formou a única organização gay a sobreviver ao regime nazista. Ela floresceu durante os anos do pós-guerra num clube underground de renome internacional. Seus lendários bailes de máscaras em Zurique atraíam 800 visitantes de toda a Europa num espaço secreto e seguro para lidar naturalmente com sua homossexualidade. É lá que o tímido professor Ernst Ostertag se apaixona pela drag queen Röbi Rapp. Quinta (23), 21h45, CineSesc; sexta (24), 14h, Caixa Belas Artes; domingo (26), 18h30, Espaço Itaú Augusta; quarta (29), 18h, Cine Livraria Cultura.
Duas Irmãs, uma Paixão
Em 1788, numa pequena cidade provinciana alemã, a bela Caroline von Beulwitz está num casamento infeliz, carente de amor e de vida. Charlotte von Lengefeld, sua tímida irmã, sonha em encontrar um marido. As duas são melhores amigas até que um dia chega Friedrich Schiller, o poeta que escreveu Os Bandoleiros, um badalado homem da noite, com um revolucionário ideal republicano. Ao longo do verão elas irão competir por Schiller. Sábado (25), 21h20, Cine Sabesp; domingo (26), 19h, Frei Caneca; segunda (27), 17h50, Frei Caneca; quarta (29), 21h, Villa-Lobos.
As Pontes de Sarajevo
Treze diretores europeus de diferentes gerações e origens oferecem seus pontos de vista singulares sobre Sarajevo: o que a cidade representou na história europeia dos últimos cem anos, e que Sarajevo fica hoje para a Europa. Sexta (24), 18h45, CineSesc; sábado (25), 21h45, Frei Caneca; segunda (27), 16h, Reserva Cultural; terça (28), 19h, auditório CTR – ECA; quarta (29), 14h, Espaço Itaú Augusta.
O Homem que Elas Amavam Demais
Nice, 1976. Renée Le Roux é a dona do Palais de la Méditerranée, o último casino da Riviera Francesa que ainda não foi tomado pelo poderoso mafioso Fratoni. Renée faz o que pode para enfrentar seu poderoso rival, até que sua filha Agnès se apaixona por Maurice, o conselheiro financeiro da família que é ligado ao inimigo. Baseado em fatos reais. Quinta (23), 19h, Villa-Lobos; sábado (25), 14h, Reserva Cultural; segunda (27), 14h, Espaço Itaú Augusta; quarta (29), 18h50, Frei Caneca.
Carne Trêmula
Na véspera de Natal de 1970 em Madri, com a Espanha em estado de emergência ordenado por Franco, uma jovem prostituta dá a luz a um menino chamado Víctor dentro de um ônibus. Vinte anos depois, Víctor está saindo com uma viciada chamada Elena. Uma noite, no meio de uma briga violenta, dois policiais, Sancho e David, chegam ao local. Em meio a uma disputa, David leva um tiro e fica paraplégico. Dez anos depois, Víctor sai da prisão e David, que se casou com Elena, é agora um jogador de basquete em cadeira de rodas. Mas Víctor quer seduzir Elena de volta e provar sua inocência. Adaptado do romance de Ruth Rendell. Sexta (24), 16h, Cinusp; sábado (25), 16h30, Matilha Cultural; domingo (26), 21h15, Frei Caneca; quarta (29), 21h10, Frei Caneca.
A Gangue
Sergey, um jovem surdo-mudo, começa a estudar num internato especializado que abriga secretamente uma rede de crime e prostituição entre seus estudantes, “a tribo”. Neste novo ambiente, ele é forçado a aceitar as duras regras da gangue e participa de vários assaltos, o que lhe garante o respeito dos colegas. Quando ele conhece Anna, uma das amantes do líder da gangue, ele acaba quebrando uma das regras veladas da tribo. Um filme rodado em linguagem de sinais e sem narração ou legendas, já que o amor e o ódio não precisam de tradução. Domingo (26), 21h45, Cine Livraria Cultura; segunda (27), 21h30, Cine Sabesp; terça (28), 21h30, CineSesc.
+ Mostra Internacional exibe 229 filmes inéditos