Avatar do usuário logado
Usuário
OLÁ, Usuário
Ícone de fechar alerta de notificações
Avatar do usuário logado
Usuário

Usuário

email@usuario.com.br

Sato Company celebra aos 40 anos com festival de filmes japoneses

A empresa comemora 40 anos junto da Vejinha e dos Estúdio Ghibli com exibição dos melhores filmes do estúdio na rede Cinemark em dezembro

Por Raquel Tiemi
Atualizado em 28 nov 2025, 14h51 - Publicado em 28 nov 2025, 08h00
Sato Cinema
Nelson no Sato Cinema  (Alex Gonçalves/Divulgação)
Continua após publicidade

A Sato Company, uma das responsáveis do Sato Cinema, divide o ano de 40º aniversário com a VEJA SÃO PAULO. Entre as novidades da empresa, Nelson Sato, 64, fundador da companhia revelou à Vejinha que, em dezembro, será realizado o ‘Replay Ghibli’, em parceria com a Cinemark, uma edição especial com os melhores filmes do estúdio, que também comemora 40 anos.

A programação trata-se de um replay do ‘Ghibli Fest’, organizado em setembro pela Sato Company, que selecionou 22 filmes para exibição e celebração dos dois aniversários.

Origem da Sato Company

“Quando criança, ia aos cinemas do bairro da Liberdade”, lembra Nelson, fundador e CEO da empresa. Ele defende que a empresa — referência na distribuição de conteúdos audiovisuais japoneses — começou já naquela época, na infância.

Enquanto cursava engenharia, ele juntou vinte fitas de vídeo e abriu uma locadora que, em seis meses, foi tão bem-sucedida que o empreendedor trancou a faculdade e passou a se dedicar ao negócio. Quatro anos depois, em 1985, nasceu a Sato Company, abrindo espaço para animações japonesas no Brasil.

Destaques da trajetória

Depois de sucessos na TV, a distribuidora desafiou padrões da época e apostou em Akira (1988), seu primeiro longa animado para jovens e adultos no cinema. “Todos os exibidores falaram ‘não’, mas acabou dando certo. Akira ficou em cartaz por um ano com 250 000 espectadores e virou um fenômeno.”

Continua após a publicidade

Mesmo em um mercado em constante transformação, a empresa manteve seu protagonismo e se tornou a primeira agregadora de conteúdos da Netflix no país.

Nelson Sato foi nomeado à diretoria do Emmy
Nelson Sato foi nomeado à diretoria do Emmy (Sato Company/Divulgação)

Esse reconhecimento ultrapassa as fronteiras nacionais, com a nomeação de Nelson para a diretoria da Academia Internacional do Emmy, em julho deste ano.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
15 marcas que você confia. Uma assinatura que vale por todas
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Assinantes da cidade do SP

A partir de 29,90/mês