Avatar do usuário logado
Usuário
OLÁ, Usuário
Ícone de fechar alerta de notificações
Avatar do usuário logado
Usuário

Usuário

email@usuario.com.br

São Paulo terá o primeiro festival poliesportivo para pessoas trans

Entre os dias 22, 23 e 24 de agosto a cidade receberá os Jogos Nix Trans

Por Livia Uchoa
4 ago 2025, 16h33
Jogos Nix Trans
O festival busca promover a inclusão no esporte (Nix/Divulgação)
Continua após publicidade

Nos dias 22, 23 e 24 de agosto, São Paulo receberá os Jogos Nix Trans, primeiro festival poliesportivo para pessoas trans. O evento terá modalidades como vôlei, futsal e corrida, exclusivos para pessoas e coletivos trans. 

“A previsão é ter mais de 600 participantes nas modalidades, com expectativa de mais de 3 mil pessoas ao longo dos três dias”, explicam os organizadores.

O festival será no Centro Olímpico de Treinamento e Pesquisa Marechal Mário Ary Pires, localizado na Vila Clementino, em São Paulo. O objetivo é promover a cidadania esportiva da comunidade trans, além da inclusão e respeito. 

Além das modalidades, o festival terá rodas de conversas e palestras, criando um espaço seguro de troca para os participantes. A iniciativa é da Nix Diversidade e Economia Social, por meio da Lei Federal de Incentivo ao Esporte, do Ministério do Esporte, do Governo Federal.

“Queremos chamar atenção para o fato de que pessoas trans têm o direito de ocupar quadras, campos e ginásios. Não só como atletas, mas verdadeiros protagonistas. Todo o evento é um convite para repensarmos o esporte como um espaço realmente coletivo e transformador”, afirma Fabrício Addeo Ramos, diretor da Nix Diversidade.

História dos jogos 

Os Jogos Nix Trans surgiram após conversas com coletivos da Nix Diversidade, como o Angels Volley e os Meninos Bons de Bola. A demanda pela inclusão no esporte com um evento exclusivo veio da própria comunidade. 

Continua após a publicidade

Outro ponto que influenciou a criação do festival foi um estudo realizado em parceria com a Nike em 2022. Segundo ele, 42,8% da população LGBTQIAP+ no Brasil não tem acesso ao esporte. Entre os principais motivos estão falta de companhia, falta de tempo e, principalmente, experiências de discriminação, assédio e violência. Mais de 63% das pessoas LGBTQIAP+ já presenciaram ou viveram episódios de preconceito em ambientes esportivos.

A expectativa é que os Jogos se tornem anuais. “Nossa proposta é garantir o direito ao esporte e ao lazer para pessoas trans e travestis, enfrentando as barreiras de exclusão e violência ainda presentes nos ambientes esportivos tradicionais”, declara Júnior de Lima Beserra, coordenador de programação do evento.

 

Mais informações  

Jogos Nix Trans – 1ª edição

Local: Centro Olímpico de Treinamento e Pesquisa Marechal Mário Ary Pires. Av. Ibirapuera, 1315 – Vila Clementino, São Paulo – SP, 04029-000. Entrada pela: Rua Pedro de Toledo, 159

Continua após a publicidade

Data: 22 a 24 de agosto

Site: https://nixdiversidade.org/jogosnix/

Programação

22 de agosto das 14h às 19h – rodas de conversas e palestras

23 de agosto das 9h às 19h – torneios, amistosos, aulas e outras atividades

Continua após a publicidade

24 de agosto 9h às 20h30 – torneios, amistosos, aulas e outras atividades

 

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

A partir de 35,90/mês