Continua após publicidade

Salão de Debutante: Mapa das Artes divulga o 14º Salão dos Artistas sem Galeria

Artistas não representados por galerias da capital são selecionados para uma exposição tradicional no Jardim Paulistano

Por Ana Garcia
Atualizado em 27 Maio 2024, 21h14 - Publicado em 2 dez 2022, 06h00
Um, de Patricia Chueke: uma das selecionadas
Um, de Patricia Chueke: uma das selecionadas (Foto/Divulgação)
Continua após publicidade

O Mapa das Artes, uma plataforma de comunicação sobre artes visuais, acaba de selecionar os dez artistas da 14ª edição do Salão dos Artistas Sem Galeria, que acontece em janeiro e fevereiro na Zipper Galeria, no Jardim América.

Amém kkkk, de Felipe Diniz
Amém kkkk, de Felipe Diniz (Foto/Divulgação)

A exposição, que busca dar visibilidade a nomes menos conhecidos do mercado, abre anualmente o calendário de artes de São Paulo na Zipper desde 2017. A seleção se deu entre 281 candidatos brasileiros e estrangeiros residentes no país. O requisito era que não tivessem contrato — formal ou verbal — com galerias da capital.

A iniciativa foi idealizada pelo jornalista Celso Fioravante, que criou o Mapa das Artes e realiza o salão desde 2010. “Eu escrevia reportagens sobre museus e instituições culturais. Percebi que existia um grupo muito grande de artistas — a maioria — que não estava inserido no mercado”, ele conta.

Lamento Vitor Matsumoto
Lamento, de Vitor Matsumoto (Fotos/Divulgação)

Os nomes selecionados residem nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Bahia e Pernambuco, além de uma artista russa que mora no Brasil. A curadoria foi feita por Elias Muradi, Ana Carolina Ralston e Alice Granada. “Foi uma grande responsabilidade, porque a exposição acontece em uma galeria importante”, diz Alice.

Neste ano, a iniciativa selecionou pela primeira vez uma artista para receber a Bolsa Viagem Fora do Eixo, uma incursão de uma semana em São Paulo com passagens, estadia e despesas pagas, direcionada a nomes de fora dos estados do Rio de Janeiro e São Paulo. A premiada foi Carchíris Barcelos, do Maranhão. “Será minha primeira vez na capital paulista. Viajar com esse viés me deixa imensamente feliz e ansiosa para conhecer espaços e trabalhos que admiro. Vai haver muitos ‘terremotos’ de reflexões e aprendizados”, ela diz.

Carchíris Barcelos: artista maranhense recebeu a Bolsa Viagem fora do Eixo
Carchíris Barcelos: artista maranhense foi contemplada pela Bolsa Viagem fora do Eixo (Acervo Pessoal/Divulgação)

A carioca Kika Diniz, integrante do salão do ano passado, é um exemplo do impacto que a iniciativa pode ter na trajetória dos artistas. Após a exposição, ela acabou indicada ao renomado Prêmio Pipa 2022 e uma das pinturas de sua série odeioestrogonofe (nome de seu perfil na rede TikTok) esteve na tradicional exposição Abre Alas da galeria A Gentil Carioca, que também busca apresentar ao grande público — e aos colecionadores — o trabalho de criadores neófitos no mercado das artes.

Continua após a publicidade

No sábado (26), Kika inaugurou sua primeira exposição individual no espaço Caroço Projeto, da Vila Ipojuca, na Zona Oeste. “Queria que meu trabalho alcançasse o máximo de pessoas, e para isso o salão do ano passado foi muito bom. Muita gente passou a me seguir no Instagram e a compartilhar meus conteúdos”, ela diz.

Publicado em VEJA São Paulo de 7 de dezembro de 2022, edição nº 2818

+Assine a Vejinha a partir de 9,90. 

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

a partir de 49,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.