Avatar do usuário logado
Usuário
OLÁ, Usuário
Ícone de fechar alerta de notificações
Avatar do usuário logado
Usuário

Usuário

email@usuario.com.br

Podcast mergulha nos 130 anos de história do Museu do Ipiranga

'Pensar o presente' que estreia na quarta (29) parte de objetos do acervo para discutir as transformações vividas pela instituição

Por Laura Pereira Lima
26 out 2025, 13h24
Fachada do Museu do Ipiranga
 (Governo do estado/Divulgação)
Continua após publicidade

Os 130 anos de história do Museu do Ipiranga, celebrados no último 7 de setembro, serão contatos no podcast Pensar o presente -histórias de um museu em transformação, que estreia na quarta (29). Produzido pelo Estúdio Novelo, o podcast de cinco episódios partirá de itens do acervo para refletir sobre a construção da memória nacional e as mudanças vividas pelo museu.

A produção será apresentada pela jornalista e historiadora Paula Carvalho e pelo jornalista Rodrigo Alves e os episódios serão lançados semanalmente, às quartas-feiras, em plataformas como Spotify, Apple Podcast, Amazon Music, Castbox, Deezer e Youtube.

O episódio de estreia, intitulado Águas passadas, aborda as Ânforas, vasos de vidro que decoram a escadaria do Museu do Ipiranga e guardam águas de rios brasileiros. No programa, serão discutidos temas como a formação do território nacional, o bandeirantismo e o famoso quadro Independência ou Morte, de Pedro Américo.

anforas-museu-do-ipiranga
Ânforas do museu, que guardam a água de ruas brasileiros (Helio Nobre/Divulgação)

O segundo episódio, Doces Memórias, mergulha nos papéis de bala da Coleção Egydio Colombo e as formigas vestidas de bibelô para debater a inclusão de grupos historicamente silenciados nas narrativas do Museu, apresentando inovações curatoriais e de acessibilidade.

Continua após a publicidade
formigas-vestidas
Formigas vestidas de Bibelô (Helio Nobre/Divulgação)

A machadinha Kyiré dos Krahô, que fazia parte do acervo mas foi restituído ao povo indígena em 1986, é o ponto de partida do episódio Presença na ausência. O objeto ritualístico é usado como metáfora para as disputas simbólicas nas obras do museu. O episódio também abordará questões como a crise climática e o desmembramento do acervo para outras coleções, como a da Pinacoteca de São Paulo, do Museu de Zoologia e do Museu de Arqueologia e Etnologia da USP.

machadinha-kyire-dos-krao
Machadina Kyiré dos Krahô (Renato Soares/Divulgação)
Continua após a publicidade

O quarto episódio, Saber fazer, parte dos tijolos que formam o edifício do Museu do Ipiranga para refletir sobre o trabalho humano por trás da construção da instituição. A partir do processo de musealização de objetos do cotidiano, o programa destaca a presença de imigrantes e grupos historicamente invisibilizados na formação urbana e na arquitetura paulista.

tijolos-museu-do-ipiranga
(Helio Nobre/Divulgação)

Por fim, Álbum de família se debruça sobre o arquivo Nery Resende e a coleção Militão Augusto de Azevedo, apresentando o momento atual Museu do Ipiranga, que reflete criticamente sobre a sociedade. Trata do apagamento da população e da cultura negra nos debates históricos, da presença das mulheres e de temáticas femininas, bem como do lugar das pessoas comuns.

Compartilhe essa matéria via:
Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
15 marcas que você confia. Uma assinatura que vale por todas
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Assinantes da cidade do SP

A partir de 32,90/mês