Parque Villa-Lobos recebe evento de preparação para a COP30
Summit Agenda SP+Verde reúne atrações interativas, shows gratuitos e apresenta as propostas do governo estadual de combate aos efeitos das mudanças climáticas
Enquanto o país já respira o clima da COP30, a Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas que será realizada em Belém (PA), o Parque Villa-Lobos, em São Paulo (SP), recebe, nos dias 4 e 5 de novembro, um evento preparatório que reúne lideranças para debater estratégias eficazes de resposta aos efeitos provocados pelas profundas alterações em curso no planeta. A escolha do local é simbólica, já que a mesma área já foi ocupada por um grande depósito de lixo, até começar a ser transformada, a partir de 1989.
O Summit Agenda SP+Verde, promovido pelo governo do estado de São Paulo, vai contar com um palco principal e quatro palcos temáticos, além de uma área de inovação, um espaço de economia circular e de oportunidades para realizar rodada de negócios, locais para networking e visibilidade dos patrocinadores, praça gastronômica e de alimentação, ambientes de exposição e interação e setor de imprensa.
A entrada é gratuita e a programação inclui uma série de shows, com a presença de Zizi Possi, Simoninha e Max de Castro, um coral indígena, o coro da Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo (Osesp) e o grupo Raízes do Hip Hop.
Estratégia estadual
O evento está inserido no amplo leque de ações realizadas pelo governo de São Paulo, que tem atuado como protagonista na condução de estratégias eficazes na resposta a eventos climáticos que englobam desde iniciativas para conscientizar a população até investimentos robustos em equipamentos, infraestrutura e equipes.
As atividades são apoiadas pela Estratégia Climática do Estado de São Paulo, arcabouço de leis, planos, programas, projetos e ações que buscam organizar a agenda climática estadual, com a promoção de inovação e de equidade. O objetivo é induzir o desenvolvimento multissetorial para a descarbonização da economia, bem como para aprimorar a capacidade de adaptação e resiliência do estado aos efeitos das mudanças climáticas.
Assim, o governo atua de forma consistente no planejamento de soluções e estratégias de fortalecimento da resiliência de territórios e da biodiversidade. Afinal, as mudanças climáticas são uma realidade, e o estado já observa uma série de fenômenos que também se manifestam em outras áreas do planeta, como chuvas intensas, elevação do nível médio do mar, ondas de calor, períodos de estiagem prolongados, incêndios florestais, entre outros impactos. Os territórios de maior vulnerabilidade são o principal alvo das ações de prevenção, proteção e contenção de danos.
Atrações interativas
Além de compartilhar essas ações com a população e as lideranças de diferentes setores da sociedade que atuam no estado de São Paulo, o Summit Agenda SP+Verde conta com experiências interativas, com inovação e tecnologia. É o caso da Floresta Digital, uma área de 200 metros quadrados que convida o visitante a descobrir como a inovação pode regenerar o planeta e inspirar novas formas de convivência com o meio ambiente. Entre as atrações do espaço, destaque para a Árvore Respirante, da Live Tree, que integra biotecnologia e arte: a instalação absorve dióxido de carbono e libera oxigênio, de forma a simular o metabolismo de uma árvore real.
Já no Espaço Instagramável do Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT), o público faz parte da experiência: câmeras e inteligência artificial transformam movimentos humanos em imagens vivas da floresta, numa representação simbólica da conexão entre tecnologia e natureza. Os visitantes também podem conhecer o Medidor de Felicidade, desenvolvido pela startup Filter, que vai monitorar o bem-estar dos que comparecerem com base em dados de humor e da percepção ambiental – uma forma criativa de medir o impacto emocional das experiências sustentáveis.
Serviço:
Summit Agenda SP+Verde
4 e 5 de novembro de 2025, das 9h às 21h
Onde: Parque Villa-Lobos, São Paulo, SP
Entrada gratuita
Inscrições e programação completa em www.agendaspmaisverde.org.br.
Violência em SP: PM leva facada e mata suspeito na Estação Oscar Freire
Esposa do ex-médico Roger Abdelmassih deixa apartamento por dívidas
Influencer “Barbie Humana” é encontrada morta em São Paulo
Paulista aos domingos: conheça os passeios e atividades gratuitas
Ser feliz não é linha de chegada, é prática





