Parque do Ibirapuera é o mais procurado para produções audiovisuais
Outros dois parques ficam em segundo e terceiro lugar
O Parque do Ibirapuera é o local de São Paulo mais solicitado pelas produtoras audiovisuais para gravações e filmagens. O levantamento é da São Paulo Film Comission, área da SPCine responsável por negociar e gerenciar os pedidos de filmagens em espaços públicos na cidade.
Como líder, nesses dois anos, o parque abrigou 106 filmagens, entre gravações de publicidade, programas de TV, documentários, séries, curtas e longas-metragens que usaram todos os espaços do local, das quadras ao MAM, Oca e Planetário. Com as locações, o parque arrecadou 185 000 reais. Por ali, os valores variam de 70 reais a 2 700 reais, dependendo do formato: curtas-metragens, por exemplo, chegam a ter desconto de 90%.
Em segundo e terceiro lugar de solicitações ficam o Parque da Independência, com 38 pedidos, e o Parque do Povo, com trinta.
Entre os locais curiosos na lista dos pedidos estão os cemitérios, com produções que encenam enterros e até um clipe da cantora Karol Conka. O campeão é o Cemitério da Consolação, com onze filmagens, entre eles uma série da Rede Globo, 13 Dias Longe do Sol, e o filme O Doutrinador. Depois aparecem os cemitérios do Araçá, na Consolação, e São Paulo, na Vila Mariana.
No total, foram quase 6 000 solicitações de produções, com 1 800 obras audivisuais atendidos e mais de 5 000 diárias realizadas em toda cidade, desde maio de 2016, o que gerou um movimento de 778 milhões de reias. Entre as produções estão as séries Sense8, Black Mirror, 3%, Carcereiros, O Negócio e Psi.
E aí, conseguem descobrir onde foram gravadas as cenas abaixo, do filme O Doutrinador, que estreia em setembro?