Lenda do rock, Ozzy Osbourne morre aos 76 anos
O cantor britânico e líder da banda Black Sabbath, que vinha sofrendo com problemas de saúde nos últimos anos, fez um show final no último dia 5, na Inglaterra

Ozzy Osbourne, uma das maiores vozes do rock, morreu nesta quarta-feira (22), aos 76 anos, segundo o jornal The Guardian.
O cantor britânico, líder da banda Black Sabbath, fez um show final com o grupo no último dia 5, na Inglaterra. O músico havia sido diagnosticado com Parkinson e tinha a mobilidade comprometida por lesões na coluna.
A família do cantor confirmou a informação em publicação nas suas redes sociais. “Ele estava com a sua família e rodeado por amor. Nós pedimos respeito à privacidade da nossa família nesse momento”. Não foi divulgada a causa da morte.
Legado imenso
Conhecido como o “Príncipe das Trevas”, Ozzy se tornou um dos nomes mais influentes da música com a banda de heavy metal formada em 1968, na cidade de Birmingham, junto do guitarrista Tony Iommi, o baixista Geezer Butler e o baterista Bill Ward.
O grupo entrou na história do rock com discos icônicos como Paranoid (1970) e Master of Reality (1971), sendo lembrados por músicas como Iron Man, War Pigs, Sabbath Bloody Sabbath e Changes.
Osbourne foi demitido da banda em 1979, devido a problemas com drogas e álcool, e desde então seguiu em carreira solo, emplacando hits como Crazy Train e No More Tears. Em 2011, Ozzy voltou ao Black Sabbath e gravou um último disco com a banda, 13 (2012).
O músico sofria com problemas na coluna desde um acidente sofrido em 2003 com um quadriciclo. Em 2019, Ozzy teve outra lesão após uma queda em sua casa, que o levou a fazer quatro cirurgias de pescoço e coluna, a última em 2023.
Os problemas de saúde limitaram a mobilidade do vocalista, que, no dia 5 de julho, se apresentou pela última vez com a formação original do Black Sabbath, em Birmingham. Ele cantou sentado durante todo o show, que levou o nome Back to the Beginning (De volta ao começo) e reuniu outras bandas como Metallica, Slayer e Pantera.