Obra de Mauricio de Sousa pode virar Patrimônio Cultural e Imaterial em SP
Projeto de lei enviado à Câmara Municipal de São Paulo pretende homenagear os quadrinhos do artista
Nesta segunda-feira (27), dia em que Mauricio de Sousa completa 90 anos, a Câmara Municipal de São Paulo recebeu um projeto de lei para tornar a obra do quadrinista um Patrimônio Cultural e Imaterial da cidade. Enviada pelo prefeito Ricardo Nunes, a proposta tem o objetivo de homenagear o artista, que ganhou destaque na cultura brasileira ao marcar gerações de brasileiros com seus quadrinhos e personagens icônicos da Turma da Mônica.
Em nota oficial, a Maurício de Sousa Produções (MSP) agradeceu a homenagem e ressaltou a origem paulistana das histórias em quadrinhos do artista: “Foi na capital paulista que nasceram as primeiras histórias que conquistaram o Brasil e o mundo. A homenagem reflete o reconhecimento do público e o papel da obra mauriciana na formação cultural dos paulistanos por meio de valores como amizade, respeito e empatia”.
Cinebiografia do artista
Como parte das comemorações de seus 90 anos, Mauricio de Sousa ganhou também, na última quinta-feira (23), uma cinebiografia que eterniza sua trajetória. Desde a infância em Mogi das Cruzes, até a criação de sua primeira tira em jornal — protagonizada pelo cãozinho Bidu e seu dono Franjinha, surgindo daí o embrião da consagrada Turma da Mônica — e a consolidação de sua carreira, o filme destaca a proeminência do artista. No longa, Mauricio é interpretado pelo próprio filho, Mauro Sousa.
Ao longo de mais de seis décadas de carreira, o quadrinista criou mais de 400 personagens e conquistou, também, leitores em diferentes idiomas e países. Sua obra extrapolou os quadrinhos, chegando à televisão, ao cinema, ao teatro, à literatura e a projetos educacionais.
Largo da Batata terá festival gratuito de Halloween com ‘Noite do Terror’
Festival gratuito da Heineken: descubra quem são os artistas no line-up
‘Conselhos de um Serial Killer Aposentado’ une suspense e humor sombrio
Alta performance para a gastronomia profissional
Parque aquático em SP é um dos mais visitados do mundo