Avatar do usuário logado
Usuário
OLÁ, Usuário
Ícone de fechar alerta de notificações
Avatar do usuário logado
Usuário

Usuário

email@usuario.com.br

Obra de Mauricio de Sousa pode virar Patrimônio Cultural e Imaterial em SP

Projeto de lei enviado à Câmara Municipal de São Paulo pretende homenagear os quadrinhos do artista

Por Mirela Costa
Atualizado em 27 out 2025, 16h13 - Publicado em 27 out 2025, 15h43
Mauricio de Sousa posa sorrindo no estúdio da Turma da Mônica, pousando as mãos sobre boneco da Mônica
Ao longo de mais de seis décadas de carreira, Mauricio de Sousa conquistou o público com seus personagens (Claudio Belli/Divulgação)
Continua após publicidade

Nesta segunda-feira (27), dia em que Mauricio de Sousa completa 90 anos, a Câmara Municipal de São Paulo recebeu um projeto de lei para tornar a obra do quadrinista um Patrimônio Cultural e Imaterial da cidade. Enviada pelo prefeito Ricardo Nunes, a proposta tem o objetivo de homenagear o artista, que ganhou destaque na cultura brasileira ao marcar gerações de brasileiros com seus quadrinhos e personagens icônicos da Turma da Mônica.

Em nota oficial, a Maurício de Sousa Produções (MSP) agradeceu a homenagem e ressaltou a origem paulistana das histórias em quadrinhos do artista: “Foi na capital paulista que nasceram as primeiras histórias que conquistaram o Brasil e o mundo. A homenagem reflete o reconhecimento do público e o papel da obra mauriciana na formação cultural dos paulistanos por meio de valores como amizade, respeito e empatia”.

Cinebiografia do artista

Como parte das comemorações de seus 90 anos, Mauricio de Sousa ganhou também, na última quinta-feira (23), uma cinebiografia que eterniza sua trajetória. Desde a infância em Mogi das Cruzes, até a criação de sua primeira tira em jornal — protagonizada pelo cãozinho Bidu e seu dono Franjinha, surgindo daí o embrião da consagrada Turma da Mônica — e a consolidação de sua carreira, o filme destaca a proeminência do artista. No longa, Mauricio é interpretado pelo próprio filho, Mauro Sousa.

Ao longo de mais de seis décadas de carreira, o quadrinista criou mais de 400 personagens e conquistou, também, leitores em diferentes idiomas e países. Sua obra extrapolou os quadrinhos, chegando à televisão, ao cinema, ao teatro, à literatura e a projetos educacionais. 

 

 

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
15 marcas que você confia. Uma assinatura que vale por todas
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Assinantes da cidade do SP

A partir de 32,90/mês