“O Agente Secreto”, de Kleber Mendonça Filho, é a estrela brasileira da Mostra SP
Longa premiado em Cannes, estrelado por Wagner Moura, terá cinco sessões especiais antes de estrear no circuito nacional em novembro

A 49ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo terá exibições do aguardado “O Agente Secreto”, dirigido por Kleber Mendonça Filho. O representante do Brasil na disputa pelo Oscar 2026 na categoria de Melhor Filme Internacional estará em sessões especiais entre os dias 24 e 29 de outubro. A estreia nacional está marcada para 6 de novembro.
As sessões foram distribuídas entre a Cinemateca Brasileira, o Cinesesc, o Teatro Cultura Artística e o Espaço Petrobras de Cinema.
A produção coleciona reconhecimento internacional, já que foi aclamada no Festival de Cannes 2025, onde o protagonista Wagner Moura conquistou o prêmio de Melhor Ator, e Kleber Mendonça Filho levou o prêmio de Melhor Direção.
A crítica internacional e nacional tem tratado o filme como “magistral” e uma “obra-prima”, destacando a performance intensa de Moura e a habilidade do diretor em costurar elementos de suspense e terror político em um contexto histórico crucial.
Ditadura
A trama de “O Agente Secreto” se passa em 1977, em pleno período da ditadura civil-militar brasileira, e tem a cidade de Recife como cenário para um tenso jogo de espionagem.
O filme acompanha Marcelo (Wagner Moura), um pesquisador de tecnologia que chega à capital pernambucana fugindo de agentes governamentais que o perseguem por suas atividades subversivas.
Em meio à folia do Carnaval, ele se esconde em um apartamento e passa a desconfiar que está sendo espionado por seus vizinhos, envolvendo-se em uma trama de segredos e conspirações. O elenco de peso conta ainda com Maria Fernanda Cândido e Udo Kier.
A Mostra Internacional de Cinema de São Paulo acontece entre os dias 16 e 30 de outubro de 2025 e vai exibir, entre longas, curtas e séries, 374 títulos de 80 países em 52 salas de cinema, espaços culturais e CEUs espalhados pela capital paulista.