Projeção ao ar livre de “Nosferatu” encerra 36ª Mostra
Filme de F. W. Murnau será exibido no Parque do Ibirapuera com trilha sonora inédita
Nosferatu (1922), um dos clássicos do terror e do expressionismo alemão, dirigido por F. W. Murnau encerrará a 36ª edição da Mostra Internacional de Cinema. Gratuita, a exibição acontece no lado de fora do Auditório Ibirapuera, na sexta-feira (2), a partir das 20h.
A cópia a ser apresentada é resultado de uma restauração realizada entre 2005 e 2006 a partir de um único negativo original da Cinemateca Francesa e contou com processo que eliminou riscos e arranhões, balanceamento de luz, entre outros cuidados.
A projeção será acompanhada por uma nova trilha sonora criada pelo compositor e maestro Pierre Oser que será executada pela Orquestra Petrobras Sinfônica e o Coro Projeto X. Especializado em novas partituras para obras do cinema mudo, Oser já compôs para títulos como Aurora (1927), também de Murnau e A Morte Cansada (1921) de Fritz Lang.
SOBRE O FILME
Nosferatu é a primeira adaptação da clássica história do Conde Drácula publicada por Bram Stoker em 1897. A ideia original de Murnau era filmar o romance com fidelidade, porém os direitos autorais foram negados pela viúva do escritor. O realizador, então, ignorou a proibição e deu continuidade ao projeto, modificando os nomes e lugares que constavam da obra de Stoker. O roteiro mescla ficção e realidade ao acrescentar à história um surto de peste que realmente assolou a cidade alemã de Wisborg, no começo do século XIX. O longa ganhou uma refilmagem em 1979, dirigida por Werner Herzog.