Nana Caymmi morre no Rio de Janeiro aos 84 anos
Artista estava internada desde agosto do ano passado para tratar problema cardíaco

Morreu no Rio de Janeiro nesta quinta-feira (1º) Nana Caymmi, aos 84 anos, uma das maiores cantoras do Brasil. Ela estava internada desde agosto do ano passado, na Casa de Saúde São José, em Botafogo, onde foi tratar de uma arritmia cardíaca. O também cantor, Danilo Caymmi, irmão da artista, confirmou sua morte em seu perfil no Instagram. “O Brasil perde uma grande cantora”, declarou o irmão.
Nascida Dinahir Tostes Caymmi em 29 de abril de 1941, no Rio de Janeiro, Nana era filha de Dorival Caymmi e da cantora Stella Maris. Sua estreia na música aconteceu em 1960, ao gravar “Acalanto”, composta por seu pai em sua homenagem. Com mais de seis décadas de carreira, Nana se consagrou como uma das grandes intérpretes da MPB, com canções emblemáticas como “Resposta ao Tempo”, “Não Se Esqueça de Mim” e “Suave Veneno”.
Em 1966, venceu a fase nacional do Festival Internacional da Canção com “Saveiros”, de Dori Caymmi e Nelson Motta. Nos anos 1990, obteve grande sucesso com o álbum “Bolero” e recebeu indicações ao Grammy Latino por discos recentes como “Nana Caymmi Canta Tito Madi” e “Nana, Tom, Vinícius”.
Nana Caymmi deixa três filhos e um legado na história da música brasileira. Informações sobre o velório e sepultamento ainda não foram divulgadas.