Museu do Futebol promove exposições e oficinas durante as férias
Eventos temporários focados no público infantil se destacam na programação do espaço
Inaugurado em 29 de setembro de 2008 e visitadopor cerca de 1,7 milhão de pessoas desde então, o Museu do Futebol mostra-se um divertido passeio para os amantes da bola. Mas quem não gosta tanto assim do assunto também vai curtir. O acervo permanente prima pela interatividade. Aqui a memória afetivado espectador é acionada durante todo o percurso, recheado de recursos digitais.
+ Veja outras opções de roteiro para crianças
A sala Copas do Mundo reúne momentos históricos dos dezenove campeonatos já realizados até hoje, em vídeos e fotografias. Na área Gol, é possível assistir aos comentários de personalidades como Milton Neves e Marcelo Tas sobre os mais belos lances. Mas a garotada se diverte mesmo é no espaço Números e Curiosidades, no qual cinco mesas de pebolim com esquemas táticos ficam disponíveis para disputas entre adultos e crianças. Fora tudo isso, tem ainda o evento Férias no Museu, com uma série de atividades infantis.
Acompanhada de educadores, a garotada monta brinquedos de ilusão de ótica e faz origamis e desenhos. Uma narradora de histórias conta as aventuras de grandes heróis do esporte através de livros sobre o assunto, como Garrincha, de Paola Gentile. Essa programação segue até 3 de fevereiro e o melhor: não é preciso pagar ingresso para aproveitá-la. Outra atração bacana é a exposição temporária Será que Foi, Seu Juiz?. Ali, acompanha-se a evolução da profissão de árbitro e algumas curiosidades são mostradas. Você sabe, por exemplo, como surgiu o apito?