Mundo geek: o maior evento de games das Américas acontece entre os dias 9 e 12 de outubro
A 16° edição da Brasil Game Show ocupa os cinco pavilhões do Distrito Anhembi

Trata-se de um chamado a toda a comunidade geek. Maior evento de games das Américas, a Brasil Game Show faz sua 16ª edição entre os dias 9 e 12 de outubro ocupando, pela primeira vez, os cinco pavilhões do Distrito Anhembi, em Santana. Desde 2009, a feira reúne atrações nacionais e internacionais, cosplayers e desenvolvedores, além de lançamentos e experiências inéditas da indústria dos jogos.
“A Brasil Game Show é um cartão de visita do mercado brasileiro para o restante do mundo. Também é um grande ponto de encontro da comunidade gamer”, explica Marcelo Tavares, criador do evento. Ele conta que a iniciativa surgiu do desejo de trazer para solo brasileiro os eventos especializados que ele via em outros países. “Em 2002, o pessoal falava: ‘Nossa, você está completamente louco. É impossível fazer isso no Brasil’. E é legal que hoje em dia essas pessoas veem que a BGS saiu do papel.”

Com recorde de 328 000 visitantes em 2023, o evento é considerado o maior do continente em total de público presente. Só fica atrás da ChinaJoy — feira de jogos eletrônicos e entretenimento digital realizada anualmente em Xangai, na China —, segundo a Statista, empresa alemã especializada em pesquisa de mercado. Neste ano, a organização espera ter um público superior a 300 000 pessoas.
“Muita coisa mudou, o que não muda é a paixão dos brasileiros pelos games. No início da feira, 90% do público era masculino, hoje em dia 40% são mulheres. Outra mudança é o perfil da plataforma usada. O público de PC e mobile (celular) está maior”, explica.

Além do novo local, a feira terá partidas eliminatórias ao vivo para a World Finals de Brawl Stars, competição de eSports organizada pela Supercell. A disputa vale as quatro últimas vagas que disputarão cerca 270 000 reais em prêmios. Segundo Tavares, é o maior estande já montado na BGS, com 5 000 metros quadrados.
Frequentador assíduo da feira desde 2013, Rafael Lontra, sócio da Mito Games, conta que foi durante uma edição da BGS, há dez anos, que seu negócio começou a se desenhar. Este ano, pela segunda vez, ele terá um estande representando a empresa na BGS Indie — espaço para desenvolvedores independentes, ampliado este ano. “É uma oportunidade fantástica de mostrar o jogo, ter feedback dos jogadores, ser visto por influencers e por canais de notícias especializados”, comenta.

Outra área expandida em 2025 é a BGS Business, dedicada a transações comerciais e investimentos. O espaço vai oferecer salas de reuniões e mesas abertas para conversas das quais poderão sair novos pro- dutos e empreendimentos no setor. “Hoje você consegue acessar nosso site, comprar um ingresso business e utilizar nosso sistema de matchmaking. Pode marcar reuniões com as empresas que estão expondo na feira e tentar fazer negócio”, explica Tavares.
A 16ª edição também anuncia a presença de marcas da indústria, como Nintendo — que trará o console Nintendo Switch 2 e permitirá que o público o experimente pela primeira vez em um evento no Brasil —, Supercell — desenvolvedora dos games de celular Brawl Stars e Clash Royale —, além de HoYoverse, Devolver Digital e Webzen. Pela primeira vez, a The Pokémon Company International terá um estande com atividades interativas relacionadas ao lançamento de Pokémon Legends: Z-A. Em 2024, foram mais de 300 marcas com 427 games em 961 estações de jogos disponíveis para o público testar.

O programa ainda se completa com apresentações musicais de trilhas clássicas dos jogos. Estreando no Brasil, a orquestra PlayStation The Concert apresenta músicas de God of War e The Last of Us em performances animadas, no sábado (11) e no domingo (12), às 19h. Já o New World: Intimate Music from Final Fantasy, outro espetáculo musical orquestrado, foca a trilha da série Final Fantasy e ocorre na quinta (9) e na sexta (10), também às 19h.

›Hideo Kojima
Designer japonês, ele é o idealizador da série Metal Gear. Atuou na Konami Computer Entertainment Japan como vice-presidente, mas abriu sua própria empresa, Kojima Productions, em 2005. Hoje, está em turnê para lançar o jogo Death Stranding 2, que conta com o ator Norman Reedus, de The Walking Dead.
› NaoKi Hamaguchi
Iniciou sua carreira na indústria de games nos anos 2000 como programador principal da trilogia Final Fantasy XIII. Posteriormente, Hamaguchi assumiu o cargo de codiretor de Final Fantasy VII: Remake e dirigiu Final Fantasy VII: Rebirth.
› YoKo SHimomura Compositora japonesa de trilhas sonoras para videogames, Shimomura é responsável pelas músicas de Street Fighter 2 e da franquia Kingdom Hearts.
Brasil Game Show
Endereço: Avenida Olavo Fontoura, 1209 (Distrito Anhembi), Santana
Data: 9/10 a 12/10
Horário: 13h/21h
Ingressos: de R$ 154,00 a R$ 2 499,00
Disponíveis no dite oficial do evento: https://www.brasilgameshow.com.br
Publicado em VEJA São Paulo de 3 de outubro de 2025, edição nº 2964