Avatar do usuário logado
OLÁ,

Concerto revela a arte de músicos patrocinados pelo Mozarteum Brasileiro

Evento intitulado Noite das Estrelas acontece na Sala São Paulo na segunda (8)

Por Henrique Nascimento
Atualizado em 5 out 2018, 11h32 - Publicado em 5 out 2018, 06h00
Orquestra Acadêmica: 66 alunos sob a regência de Carlos Moreno (Marcos Hermes/Veja SP)
Continua após publicidade

“É importante perceber que dá para alcançar uma produção de alto nível”, comemora Eduardo Frigatti, compositor precoce que estreia sua primeira peça, Aquarela Trancoso, no concerto Noite das Estrelas, na Sala São Paulo, na segunda (8). Filho de uma musicista, focou sua aprendizagem na criação e, em 2015, ganhou uma bolsa para estudar com Krzysztof Penderecki, o mais renomado compositor erudito vivo da Polônia. Ele estará ao lado de outros jovens talentos, entre músicos e cantores.

A conquista de Frigatti e seus colegas foi possível, em parte, por iniciativa do Mozarteum Brasileiro, que divulga a música clássica no país desde 1981. “Não era algo tão planejado, mas tivemos ajuda e tudo se desenvolveu naturalmente”, diz Sabine Lovatelli, uma das fundadoras da instituição, que traz regularmente à cidade orquestras e músicos eruditos de destaque internacional.

eduardo frigatti
O compositor Frigatti (Elias Gomes/Veja SP)

Há pouco mais de quinze anos o Mozarteum investe na educação, e já ofereceu mais de 150 bolsas de estudo na Europa. “Essa experiência supre a necessidade do músico que terminou sua formação mas não tem onde se aprimorar”, explica o maestro Carlos Moreno, responsável pela Orquestra Acadêmica Mozarteum Brasileiro, composta de 66 instrumentistas selecionados a cada ano e que serão incumbidos de tirar a obra de Frigatti do papel.

Também sobem ao palco outros onze artistas apoiados pelo Mozarteum, entre eles a violista Geisa Santos. Além das atividades na capital paulista, a instituição mantém uma academia para vozes líricas na Bahia, a Canto em Trancoso. “Em 2015, pude participar da turma inicial e já fui um dos primeiros bolsistas premiados”, conta o sopranista Bruno de Sá, que interpreta o Romeu na ópera Os Capuletos e os Montecchio. A experiência lhe rendeu temporadas de estudo na Alemanha e na Suíça.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

A partir de 29,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.