Mostra de Cinema Soviético chega à 11ª edição. Veja programação
A Mosfilm, que começa na próxima quarta (12), vai se dividir entre a Cinemateca Brasileira (de 12 a 16/11) e o Centro Cultural São Paulo (de 19 a 23/11)
Em sua 11ª edição, a Mostra Mosfilm de Cinema Soviético e Russo vai se dividir em dois locais – para exibir 16 longas (sendo dois deles restaurados), e um curta-metragem. Entre os dias 12 e 16/11, a programação poderá ser vista na Cinemateca Brasileira.
E entre 19 e 23/11, é a vez do Centro Cultural São Paulo abrigar o evento – que celebra três efemérides: os 100 anos do clássico O Encouraçado Potemkin, os 80 anos do Dia da Vitória (fim da Segunda Guerra Mundial, na Europa) e os 50 anos de carreira do diretor Karen Shakhnazarov.
Entre os destaques da programação estão filmes selecionados que comemoram os 80 anos da vitória sobre o nazifascismo na Segunda Guerra Mundial, e também um curta e quatro longas do cineasta Karen Shakhnazarov, que completa, este ano, 50 anos de carreira.
A abertura da Mostra terá sessão dupla dedicada a Karen Shakhnazarov: serão apresentados o curta metragem Devaneio de Primavera (1975), o primeiro filme do diretor, e o longa Dia de Lua Cheia, um de seus mais belos filmes. Numa sucessão de eventos e memórias que se conectam, no melhor estilo do cineasta, o filme, de 1998, é permeado de enigmas e surrealismo.
Na seleção que homenageia Shakhnazarov estão também O Mensageiro (1986), o filme preferido do diretor em toda a sua filmografia, O Assassino do Czar (1991), protagonizado pelo ator inglês Malcolm McDowell, e seu último longa, No Submundo de Moscou (2023), que será apresentado em uma sessão dublada, no CCSP, e outra legendada, na Cinemateca Brasileira.
Dia da Vitória
O Dia Da Vitória será relembrado no evento através do épico Libertação, do diretor Yuri Ozerov. Recentemente restaurado pelo Estúdio Mosfilm, a série de cinco filmes é considerada uma referência entre os filmes de guerra.
Ozerov a concebeu entre 1967 e 1971, retratando momentos cruciais da Segunda Guerra Mundial: a batalha de Kursk, a travessia do Dnieper, a libertação de Kiev, a conferência de Teerã, as batalhas por Berlim e a tomada do Reichstag, a rendição da Alemanha nazista e a conferência dos chefes da coalizão anti-Hitler em Yalta.
Ainda dentro do tema, compõem a programação os filmes O Caminho Para Saturno e O Fim de Saturno, ambos de 1967, sobre a infiltração de um oficial da inteligência soviética na escola de espionagem nazista Saturno. A direção é de Villen Azarov, e ambos os longas foram restaurados pelo Estúdio Mosfilm em 2025.
Completam a programação o clássico O Encouraçado Potemkin (1925), que chega aos 100 anos em 2025 e terá sessão especial na tela externa da Cinemateca Brasileira; A Queda da Dinastia Romanov (1927), da pioneira dos documentários de compilação, Esfir Shub; Geração de Vencedores (1936), de Vera Stroeva, sobre o período histórico entre 1896 e 1905, que culminou no chamado Domingo Sangrento; Michurin (1948), de Aleksandr Dovzhenko, e a ficção científica O Segredo da Noite Eterna (1955), de Dmitry Vassilev.
A Mostra é uma realização do Centro Popular de Cultura da União Municipal dos Estudantes Secundaristas de São Paulo (CPC-UMES) e do Estúdio Mosfilm. Programação completa em centropopulardecultura.org.br.
11ª Mostra Mosfilm de Cinema Soviético e Russo
Cinemateca Brasileira. Largo Senador Raul Cardoso, nº 133, Vila Clementino. Tel.: (11) 5906-8100. De 12 a 16/11. Entrada gratuita
Centro Cultural São Paulo, Sala Paulo Emílio. Rua Vergueiro, 1000, Liberdade. Tel.: (11) 3397-4002. De 19 a 23/11. R$ 4,00.
Concerto natalino na Praça Charles Miller terá Andrea Bocelli e Simone
Revo completa dois anos e redefine a mobilidade aérea em São Paulo
Quem foi Ângela Diniz e por que sua história atrai tanta atenção?
“Tremembé”: O que se sabe sobre a situação atual de Sandrão?
Festival coreano leva show de luzes e gastronomia asiática ao Largo da Batata, em SP





