Avatar do usuário logado
OLÁ,

Masp planeja exposição com obras de Van Gogh

Exposição, que deve acontecer em 2023, enfrenta nova regra das taxas cobradas nos aeroportos

Por Tatiane de Assis Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 7 ago 2018, 12h33 - Publicado em 3 ago 2018, 19h44
Autorretrato de Van Gogh, de 1989: Masp planeja mostra do pintor (Wiki Commons/Divulgação)
Continua após publicidade

Enquanto paulistanos e turistas visitam a mostra Afro-Atlânticas, o Masp já planeja suas exposições para 2023. Prevê-se que uma das atrações será uma mostra com obras de Vincent Van Gogh (1853-1890).

Para tirar o projeto do papel, porém, o museu terá que lidar com a nova regra das taxas cobradas pelos aeroportos sobre as obras de arte. Com a mudança, o valor das peças passou a ser priorizado em detrimento do peso, o que elevaria o custo da mostra para impraticáveis R$ 7,5 milhões, segundo informações da Folha de S. Paulo. O valor implicaria no cancelamento da exposição.

Não é a primeira vez que a instituição briga para fazer uma mostra. No caso de Afro-Atlânticas, foram necessárias duas liminares. Uma garantiu a entrada dos trabalhos pelo aeroporto de Guarulhos. A outra por Viracopos. Elas não foram derrubadas até abertura ao público, que aconteceu em 29 de junho.

Lucas Pêssoa, diretor financeiro do Masp, conta que a o museu tem se articulado junto a outras instituições, como Fundação Bienal, Instituto Tomie Ohtake e Associação Brasileira das Produtoras Independentes das Artes Visuais (ABPIA).

Ana Helena Curti, presidente da ABPIA, esteve uma reunião com o ministro da Cultura, Sá Leitão, no dia 12 de julho. “O ministério sabe que é uma questão urgente de ser solucionada. Essa questão coloca em risco a realização de quaisquer projetos internacionais no Brasil”.

Continua após a publicidade

Van Gogh no Masp

O mais importante museu de São Paulo tem cinco obras do mestre holandês em sua coleção: A Arlesiana (1890); Passeio ao Crepúsculo (1889-1890); Banco de Pedra no Asilo de Saint-Remy (1889) e O Escolar (1889). A obra Natureza-morta com prato, vaso e flores (1884). Confira os trabalhos abaixo.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

A partir de 35,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.