Masp: mãe é convidada a se retirar de exposição por choro de bebê
A situação ocorreu durante a última semana da "A Ecologia de Monet", exposição com recorde de público no Masp

Visitada por mais de 500 mil pessoas no Masp (Museu de Arte de São Paulo), a exposição “A Ecologia de Monet” também chamou a atenção da veterinária Helena Tessaro, que decidiu ir à exibição na última sexta-feira (5). O que ela não esperava era um pedido para se retirar do local por conta do choro de uma de suas gêmeas de 1 ano e 8 meses.
Helena contou à Veja São Paulo o que aconteceu. Acompanhada de sua mãe, as gêmeas e seu filho de 4 anos, ela afirma ter sido recebida normalmente na entrada. Foi apenas ao final da exposição quando uma de suas filhas começou a ficar agitada, que ela foi abordada uma funcionária do Masp.
“Ela pediu para que eu me retirasse para acalmar as crianças do lado de fora por reclamações de outro visitante sobre o choro”, relatou.
A mãe conta que ficou indignada com o pedido, uma vez que as crianças estavam sendo assistidas por ela e a avó. “O espaço estava cheio de gente falando, berrando. Minha filha tinha que incomodar?”, pontuou.
Mesmo com a reação indignada da visitante, a funcionária apenas informou que sentia muito e retornou para o seu posto. Ao sair, Helena conversou com a ouvidora pela exposição, que pediu desculpas pelo o ocorrido e perguntou se ela gostaria de voltar para a mostra. A responsável também teria informado que a funcionária havia acabado de iniciar e uma reunião sobre o assunto seria realizada.
“Existe uma logística muito grande para realizar esses programas, há a organização de uma série de coisas para que as crianças possam passar o dia fora de casa de forma confortável”, disse.
Helena argumentou ainda que a questão não se trata somente de mães poderem acessarem esses espaços, mas de crianças, como é o caso de seu outro filho de 4 anos, que também estava presente durante a situação.
“A minha intenção de conversar sobre isso é para que outras mães e seus filhos não tenham que passar por esse desconforto”. A mãe também falou sobre a necessidade do preparo dos estabelecimentos para receber todos os tipos de público, inclusive, as crianças.
O que diz o Masp?
Diante da situação, o museu lamentou o ocorrido e reafirmou ter compromisso com o acolhimento de famílias com crianças. Também afirmou que não há restrições à presença de crianças.
Acerca do treinamento, o Masp informou que seus colaboradores recebem treinamento contínuo e que as orientações de acolhimento serão reforçadas para evitar situações semelhantes no futuro.
Na última sexta-feira, dia do ocorrido, a equipe também pontuou que a exposição “A Ecologia de Monet” recebeu o maior público do museu em um único dia, com 8.905 visitantes,. Ao todo, a mostra foi vista por 502.642 pessoas.