Loba Festival abre calendário de festas literárias em SP
Evento que destaca a produção de escritoras brasileiras acontece no dia 25 na Casa de Cultura do Parque

O Loba Festival, voltado para a produção de escritoras brasileiras, dá o ponta-pé inicial no calendário de eventos literários da capital. O evento acontece no próximo dia 25, data do aniversário de São Paulo, na Casa de Cultura do Parque.
Criado por Mandi Castro, escritora e produtora cultural, Milena Silveira, influenciadora literária e embaixadora da comunidade global One Young World, e Mariana Gauer, coordenadora de impacto social, o festival conta com uma programação intensa. “Vamos ocupar três espaços na Casa de Cultura do Parque com painéis sobre igualdade de gênero no audiovisual e na literatura, workshop, feira de produtos literários, além da cerimônia do Prêmio Loba Fest”, conta Milena.
A premiação, cuja ideia originou o evento, busca reconhecer o trabalho de mulheres autoras e incentivar a participação feminina nas artes. Com duas sessões, uma para obras não publicadas e outra para aquelas já publicadas, e cinco categorias cada (Conto, Romance, Poesia, Não Ficção e Roteiro para curta-metragem), o prêmio recebeu um total de 624 inscrições.
“O prêmio é um fomento. Um incentivo para essas autoras iniciantes. Muitas entraram em contato com a gente para falar que a obra inscrita é o primeiro livro delas. Então, nós tivemos esse cuidado de apoiá-las durante todo o processo, mesmo as que não são finalistas”, afirma Castro.
Dentre as inscritas, 238 são mulheres transexuais, negras ou pardas, indígenas, quilombolas, mães solo e PCDs, que tiveram isenção na taxa de inscrição. “Tínhamos uma meta de 120 inscrições e virou mais de 600. Foi um choque inicial, mas tudo começou justamente desse reconhecimento da falta de premiações desse porte para escritoras iniciantes no Brasil”, compartilha Mandi.
Apoiada pela Lei Paulo Gustavo, a premiação conta com um júri formado por seis colaboradoras. As vencedoras serão anunciadas no festival e vão ganhar um kit que inclui um troféu, uma sandália Linus, um voucher de 400 reais em sites selecionados e outros presentes personalizados da categoria.
Além da cerimônia, os visitantes ainda vão poder conferir produtos dos 21 parceiros do evento, entre eles a Livraria da Vila, a Bazar do Tempo, Hannah Malta. “O convite do festival é para ampliar a leitura de livros escritos por mulheres”, afirma Milena.
Casa de Cultura do Parque, Avenida Professor Fonseca Rodrigues, 1300 — Alto de Pinheiros. 25/01, das 14h às 19h. @lobafestival. Grátis.