Loba Festival abre calendário de festas literárias em SP

Evento que destaca a produção de escritoras brasileiras acontece no dia 25 na Casa de Cultura do Parque

Por Luana Machado
Atualizado em 23 jan 2025, 23h54 - Publicado em 23 jan 2025, 17h38
Loba fest literário
As fundadoras do festival: Mandi Castro, Milena Silveira e Mariana Gauer. (Acervo pessoal/Divulgação)
Continua após publicidade

O Loba Festival, voltado para a produção de escritoras brasileiras, dá o ponta-pé inicial no calendário de eventos literários da capital. O evento acontece no próximo dia 25, data do aniversário de São Paulo, na Casa de Cultura do Parque.

Criado por Mandi Castro, escritora e produtora cultural, Milena Silveira, influenciadora literária e embaixadora da comunidade global One Young World, e Mariana Gauer, coordenadora de impacto social, o festival conta com uma programação intensa. “Vamos ocupar três espaços na Casa de Cultura do Parque com painéis sobre igualdade de gênero no audiovisual e na literatura, workshop, feira de produtos literários, além da cerimônia do Prêmio Loba Fest”, conta Milena.

A premiação, cuja ideia originou o evento, busca reconhecer o trabalho de mulheres autoras e incentivar a participação feminina nas artes. Com duas sessões, uma para obras não publicadas e outra para aquelas já publicadas, e cinco categorias cada (Conto, Romance, Poesia, Não Ficção e Roteiro para curta-metragem), o prêmio recebeu um total de 624 inscrições.

“O prêmio é um fomento. Um incentivo para essas autoras iniciantes. Muitas entraram em contato com a gente para falar que a obra inscrita é o primeiro livro delas. Então, nós tivemos esse cuidado de apoiá-las durante todo o processo, mesmo as que não são finalistas”, afirma Castro. 

Dentre as inscritas, 238 são mulheres transexuais, negras ou pardas, indígenas, quilombolas, mães solo e PCDs, que tiveram isenção na taxa de inscrição. “Tínhamos uma meta de 120 inscrições e virou mais de 600. Foi um choque inicial, mas tudo começou justamente desse reconhecimento da falta de premiações desse porte para escritoras iniciantes no Brasil”, compartilha Mandi.

Continua após a publicidade

Apoiada pela Lei Paulo Gustavo, a premiação conta com um júri formado por seis colaboradoras. As vencedoras serão anunciadas no festival e vão ganhar um kit que inclui um troféu, uma sandália Linus, um voucher de 400 reais em sites selecionados e outros presentes personalizados da categoria.

Além da cerimônia, os visitantes ainda vão poder conferir produtos dos 21 parceiros do evento, entre eles a Livraria da Vila, a Bazar do Tempo, Hannah Malta. “O convite do festival é para ampliar a leitura de livros escritos por mulheres”, afirma Milena.

 

Casa de Cultura do Parque, Avenida Professor Fonseca Rodrigues, 1300 — Alto de Pinheiros. 25/01, das 14h às 19h. @lobafestival. Grátis.

Compartilhe essa matéria via:
Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

a partir de 49,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.