Livro relata luta de estudantes da Faculdade de Direito da USP contra a ditadura militar
Em novo lançamento, Ruy Gandra recupera a geração que combateu o regime e lutou pela redemocratização

Entre relatos de memória e resistência, o livro “O Espírito de um Tempo de Lutas”, do jornalista e historiador Ruy Gandra, relembra um momento emblemático do combate estudantil à ditadura militar. Com lançamento marcado para o próximo dia 14 de outubro, na Faculdade de Direito da USP, no Largo de São Francisco, a obra recupera a trajetória da Turma de 1980 da São Francisco, que ingressou em meio ao regime militar e se formou na iminência da redemocratização.
Sendo o próprio autor um dos membros dessa geração de estudantes, o livro reúne lembranças pessoais, declarações de contemporâneos e registros históricos para narrar a efervescência política vivida entre 1976 e 1980 — período marcado por desaparecimentos, mortes por tortura, passeatas, greves, a luta pela anistia e a reorganização do movimento estudantil
Resistência estudantil
Gandra também revive momentos simbólicos, como a “Carta aos Brasileiros”, lida pelo professor Goffredo da Silva Telles Jr., em 1977, e a morte do jornalista Vladimir Herzog por membros do Departamento de Operações de Informações – Centro de Operações de Defesa Interna (DOI-CODI), que completa 50 anos neste 25 de outubro.
Com passagem pelo Grupo Abril, Gandra já atuou em veículos como Exame, TV Globo, Folha de S. Paulo e National Geographic, além de publicar os livros “A História da Propaganda Criativa no Brasil” e “Coração de Pai”.